Reportagem do jantar de de homenagem ao Eng. Joaquim Grave no Clube Taurino Vilafranquense .


Na passada sexta-feira, o Clube Taurino Vilafranquense, realizou um colóquio de homenagem póstuma ao Engº. Joaquim Murteira Grave, cujo tema era “Ganadero de Ganaderos”.



Com a família Murteira Grave em peso, contando o jantar com a presença da Sra. D. Maria Tereza Sá Grave, os seus filhos, Joaquim, Teresa, Margarida, João e Carlos, também marcaram presença António Jesus, genro do ganadero e os netos António Grave de Jesus e Manuel Grave.



Os amigos de uma vida também não faltaram: Francisco Pereira, Manuel Coimbra, Peu Torres, Tancredo Mascarenhas Pedroso e Nuno Megre; os toureiros Armando Soares, Victor Mendes e o novilheiro Manuel Dias Gomes; do ramo da forcadagem, além dos já referidos, também estiveram José Luís Gomes, Vasco Dotti; vários bandarilheiros  e ainda os empresários Ricardo e Rui Levezinho e vários aficionados que não quiseram deixar de marcar presença.



No colóquio foi repassada a história da ganadaria que conta já quase com 70 anos de existência. O Dr. Vasco Lucas referiu de forma brilhante todos os momentos marcantes da mesma, dividindo a sua história em 7 pontos, comentados de forma não menos brilhante pelo actual ganadero,  Dr. Joaquim Grave, pelo maestro Victor Mendes e pelo aficionado e antiga glória dos Amadores de Santarém Tancredo Mascarenhas Pedroso. Sendo sem dúvida uma noite de grande homenagem àquele que foi, como alguém referiu durante as intervenções, o melhor ganadero do século XX em Portugal!