Passagem de testemunho do cabo José Maria Cortes.


O Grupo de Forcados Amadores de Montemor vem, deste modo, informar a comunicação social e todos os aficionados que o seu cabo, José Maria Cortes, decidiu que esta será a sua última época no comando do grupo, estando a passagem de testemunho agendada para a tradicional corrida da Feira da Luz, em Montemor-o-Novo, em Setembro deste ano.
No seguimento desta decisão, foi votado no passado dia 23 de Fevereiro, em Montemor, pelos elementos atuais, quem será o próximo cabo do GFA de Montemor, tendo a escolha recaído sobre o forcado António Vacas de Carvalho.
O José Maria Cortes fardou-se pela primeira vez nas Caldas da Rainha, no dia 23 de Agosto de 2001, e assumiu a chefia do Grupo no dia 02 de Setembro de 2007, na tradicional corrida da Feira da Luz, tendo-se destacado como um dos mais importantes forcados de cara da sua geração.
O António Vacas de Carvalho fardou-se pela primeira vez no dia 28 de Julho de 2007, nas Alcáçovas. É também na posição de forcado de cara que se tem destacado, tendo na época passada realizado importantes pegas que lhe valeram o prémio de forcado do ano do GFA de Montemor.
António Vacas de Carvalho será, assim, o 10º cabo do GFA de Montemor, seguindo-se a Simão Malta, Manuel de Sousa Nunes, Américo Chinita de Mira, Joaquim José Capoulas, António José Zuzarte, João Cortes, Paulo Vacas de Carvalho, Rodrigo Corrêa de Sá e José Maria Cortes.
O Grupo de Forcados Amadores de Montemor celebra este ano a sua 74ª época, tendo a primeira apresentação acontecido no dia 4 de Setembro de 1939, na praça de toiros da vila de Montemor-o-Novo, numa garraiada a favor do asilo Montemorense. Desde essa dia já 369 elementos vestiram a jaqueta do GFA de Montemor.