Um festival digno de Nuno Carvalho.

“O que tem de ser tem muita Força.” Disse-o Rui Bento na antevisão do festival e disseram os aficionados que quase esgotaram o Campo Pequeno. Disseram-no também os ganadeiros, que enviaram exemplares bem apresentados para o tauródromo da capital. Disseram-no também sete cavaleiros que andaram correctos. E disseram-no os forcados presentes, com sete pegas ao primeiro intento com diferentes níveis de dificuldade mas sempre resolvidas com preceito.

Pouco importa se houve um ou outro ferro menos bem conseguido, de um ou outro cavaleiro, na tarde de Domingo no Campo Pequeno. Importa sim sentir a força da Festa e de uma afición que numa enorme demonstração força , retribuiu com incessantes aplausos a entrada em praça do “Mata”. Uma homenagem arrepiante numa tarde que para muito era a primeira corrida da temporada, que pareceu ter iniciado já há muito tempo.

Assim, Bastinhas abriu praça e sobressaiu com os pares de bandarilhas. Seguiu-se Salgueiro com sortes frontais e cites de praça-a-praça. José Luís Cochicho fez o que possível frente a um oponente refugiado em tábuas. Fermin Bohorquez rejoneou com asseio. Rui Fernandes andou desenvolto e muito correcto frente um oponente reservado. João Telles Jr foi de todos quem mais se destacou com a ferragem, executando uma lide redonda. Fechou a contenda Miguel Moura, que com quiebros enfrentou um toiro que se adiantava mas soube chegar às bancadas.

Na forcadagem foi feita a melhor homenagem a Nuno Carvalho, com 7 pegas à primeira. A saber, Pedro Coelho dos Reis do Aposento da Chamusca; João Machacaz dos Amadores do Ribatejo; António Grave de Jesus dos Amadores de Santarém; Ricardo Patusco dos Amadores de Vila Franca;  Nuno Inácio do Aposento da Moita; Tiago Ribeiro do Aposento da Moita; João Braga dos Amadores de Montemor.

Na tarde de ontem, juntaram-se mais de 100 mil euros para o Nuno Carvalho.

Segue-se dia 16 de Março na Moita novo festival de homenagem e apoio ao “Mata”.