Clube Taurino ” La Lidia ” de Orthez , visita Vila Franca de xira.


No passado fim-de-semana de 15 a 17 de Março, um grupo de 20 elementos do Clube Taurino “La Lídia” de Orthez-França, visitou Vila Franca de Xira onde tiveram hipótese de conviver com Tertúlianos, Forcados, Toureiros e Ganaderos.
Nos três dias que passaram entre nós puderam provar a nossa Gastronomia durante um jantar no Clube Taurino Vilafranquense em que além da Direcção, estiveram presentes o Sr. Mário Nuno Duarte que em representação da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira ofertou vídeos, e alguns livros sobre Vila Franca e a sua Tauromaquia, o ganadero Sr. Fernando Palha o presidente da Escola de Toureio José Falcão Sr. António José Inácio, alem dos representantes das Tertúlias, Cirófila, Os Farras, O Aficionado e Os Zás e Vira.
No Jantar de sábado realizado na Casa dos Forcados de Vila Franca de Xira existiu a possibilidade de poderem conviver com antigos e atuais Forcados e de com eles trocarem experiências que se vieram a revelar muito enriquecedoras, foram ainda trocadas lembranças entre os vários intervenientes.
Nos dias da sua estadia entre nós tiveram possibilidade de visitarem ainda as tertúlias Cirófila e Zás e Vira, além da ganaderia do Sr. Fernando Palha, a casa do maestro Victor Mendes, a praça de toros do Campo Pequeno e como não podia deixar de ser os monumentos taurinos de Vila Franca de Xira. No sábado fizeram questão de estarem presentes no festival que se realizou na Moita do Ribatejo.
Jean Pierre, presidente do Clube Taurino ”La Lídia” fez questão de agradecer publicamente a maneira como foram recebidos e destacaram que Vila Franca deve sentir-se orgulhosa da sua afición, das suas tertúlias, toureiros, forcados, assim como da sua Câmara Municipal pelo apoio que dá à tauromaquia. Por tudo isto o Clube Taurino Vilafranquense deixa um muito obrigado a todos os que durante este fim-de-semana conviveram, partilharam e elevaram o nome de Vila Franca de Xira bem alto.