Inauguração do Abono no Campo Pequeno: Quinta-feira, 4 de Abril, às 21h30


Com novo horário -21h30- inaugura-se quinta-feira, 4 de Abril o Abono de 2013 no Campo Pequeno, com uma corrida à portuguesa.

A opção da empresa pela antecipação em meia-hora do início das corridas em Lisboa, visa proporcionar melhores condições aos aficionados no regresso a casa, tanto àqueles que vivem na região de Lisboa, como aos que se deslocam de maiores distâncias.

No cartel estão reunidos três dos nomes mais importantes da tauromaquia ibérica da actualidade: os cavaleiros portugueses Luis Rouxinol, e João Moura Jr. e o rejoneador espanhol Fermín Bohórquez.

Luis Rouxinol tem construído, ao longo de 26 anos de profissionalismo, Uma carreira ímpar de regularidade, sendo repetidamente triunfador em todas as praças. A temporada de 2012 foi, de novo, espelho dessa triunfante regularidade que, por certo, se projectará em 2013. Fermín Bohorquez, rejoneador espanhol de dinastia, surge nesta corrida depois do grande triunfo obtido no dia 17, no Campo Pequeno. Atravessa um momento artístico extraordinário, com um toureio pleno de maturidade, alicerçado numa equitação de alto nível que lhe permite um perfeito entendimento com as suas montadas. João Moura Jr., herdeiro do apelido que está ligado à moiro revolução do toureio a cavalo post-nuncista, apresenta-se em Lisboa como o cavaleiro português que mais e mais sonoros triunfos obteve em Espanha, e França, na temporada de 2012. Entre esses triunfos, destaca-se a saída em ombros da Monumental de Madrid (Las Ventas). Para 2013 assinou já contratos para as mais importantes feiras taurinas espanholas e francesas.

As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados amadores de Lisboa e de Vila Franca de Xira capitaneados, respectivamente, por Pedro Maria Gomes e Ricardo Castelo. São dois dos mais conceituados e mais antigos grupos de forcados, pelos quais passaram grandes nomes que muito enobreceram a arte de pegar toiros.

O cartaz da inauguração da temporada de Lisboa tem ainda a particularidade de juntar dois dos premiados com o Galardão Campo Pequeno, nas categorias de Cavaleiro (Luis Rouxinol) e Grupo de Forcados (Amadores de Vila Franca de Xira).

Lida-se um imponente curro de toiros da ganadaria de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas, ganadaria de encaste Santacoloma, fundada em 1946 e com antiguidade estabelecida na praça de toiros de Setúbal, a 17 de Setembro de 1950.