Governo põe fim à Coudelaria mais antiga do Mundo.

O autarca de Alter do Chão, Joviano Vitorino "considera lamentável que este processo tenha sido todo feito à margem da autarquia" e aponta críticas ao ex-ministro da Agricultura, Jaime Silva, como "o causador da destruição da Coudelaria". 
Há cerca de quinze dias, o autarca demitiu-se do Conselho de Administração da Fundação "por não aceitar fazer parte de um órgão que não reunia".
Também o ex-autarca do município, António Hemetério, revela-se preocupado com a decisão do Governo, que pode pôr os mais de cem funcionários, afectos à Coudelaria, em regime de mobilidade especial.
Fundada em 1748, por D. João V, a Coudelaria de Alter do Chão possui cerca de 800 ha de reserva agrícola, e desde a sua fundação que se dedica ao estudo e melhoramento da raça Puro Sangue Lusitano.
O arqueólogo Jorge de Oliveira, da Universidade de Évora, liderou o  projecto de recuperação do património arqueológico da Fundação e afirmou "estar  preocupado com o futuro do mesmo; uma reserva arqueológica, única no mundo, um testemunho intacto que remonta ao V milénio a.C.".