Agradável noite em Salvaterra?

Foi de homenagem póstuma a Armando Rafael de Pinto Oliveira a corrida do emigrante que levou os aficionados à praça de toiros de Salvaterra no passado dia 2 de Agosto. 
Compunha o cartel António Ribeiro Telles, João Salgueiro e Ana Batista, e para pegar os seis Palha os Grupos de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira e Salvaterra de Magos.
Com uma boa casa, tendo em conta a temporada e as casas fracas que se tem verificado, António Telles enfrentou o primeiro Palha. Um colorado que acometia e encastado. Da 
Torrinha, o cavaleiro veio com ganas. Andou bem, de tricórnio colocado, cravou de alto a baixo e ao estribo. Destaque para a brega.
No quarto da noite, de 490kg, António Telles fez vibrar a aficion. Com bonitos cites, toureou como mandam as “regras”. 
Da Valada veio João Salgueiro que teve pela frente um bravo Palha de 500kg. Ao seu estilo, andou a gosto. Com piruetas na cara do oponente a aficion aplaudiu.
O seu segundo transmitiu pouco e Salgueiro fez o que pôde, deixando bons curtos.
Ana Batista teve pela frente um complicado toiro. A cavaleira teve algumas passagens em falso, por abrir muito o quarteio, quebrando o ritmo da corrida. 
No seu segundo, chegou às bancadas da praça da sua terra. Com um bonito cite, bem nas distâncias, reuniu e rematou. Deixou bons compridos e curtos. 
No que toca à forcadagem foram caras Rui Godinho, Bruno Casquinha e Pedro Castelo por Vila Franca, consumando à segunda, à primeira um pegão e à segunda tentativa 
respectivamente. Por Salvaterra pegaram Carlos Travessa, João Paulo Damásio e Pedro Lapa a sesgo e ao quarto, ao terceiro e segundo intento, respectivamente.
Em disputa estavam os troféus para melhor lide e pega. Bruno Casquinha de Vila Franca venceu com a melhor pega da noite, e António Telles pela lide do quarto da ordem.
Por:Lisa Valadares Silva