E quando há toiro...

Decorreu no passado dia 8 mais uma nocturna do Campo Pequeno com ¾ de casa. Seis cavaleiros compunham o cartel: Luís Rouxinol, em noite de comemoração do seu 45º aniversário, Sónia Matias, Ana Batista, Gilberto Filipe, João Telles Jr. e Jacobo Botero. 
Para as pegas perfilou-se o Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca de Xira, bem como o Grupo de Forcados Amadores da Coruche, capitaneados, respectivamente, por Ricardo Castelo e Amorim Ribeiro Lopes. A ganaderia eleita foi Canas de Vigouroux.
Luís Rouxinol abriu a noite frente a negro listão com pata e trapio. Foi bravo, com mobilidade e transmissão. Deixou, de forma correcta, a ferragem da ordem. Nos compridos saiu com a Viajante, égua estrela da sua quadra, citou de praça a praça, cravou de alto a baixo e deixou ferros de boa nota. Terminou apoteoticamente a lide com um palmo e um par. 
Para a pega saltaram os Amadores de Vila Franca e foi cara Pedro Castelo que consumou ao segundo intento a primeira pega da noite.
A Sónia Matias saiu um bonito exemplar com pata e apresentação. A primeira cavaleira de alternativa andou a gosto. Bem na brega, e no cite, deixou os compridos da ordem e curtos que a aficion do Campo Pequeno gostou. Terminou a lide com um bem executado ferro de palmo.
Por ordem de antiguidade, para a pega foram os Amadores de Coruche que consumaram a pega à primeira tentativa por intermédio do cara Ricardo Dias.
Ana Batista foi a terceira da noite e teve pela frente um castanho de 564 kg, o mais paradote da noite. Mas mesmo assim a cavaleira não fez muito para dar a volta ao toiro. 
A abrir os quarteios em demasia e a resultar em passagens em falso, quebrando o ritmo da lide. Foi uma lide com pouca história, ainda assim deixou dois curtos de forma correcta. De apontar também alguns toques na montada. Ana Batista, ao contrário dos restantes cavaleiros, não ouviu música.
De novo em praça os Forcados de Vila Franca de Xira, foi cara Bruno Casquinha que consumou à primeira. Uma pega limpa e bem executada.
Depois do intervalo, apresentou-se Gilberto Filipe. Teve pela frente um Canas de Vigouroux de 550 kg, bravo, com pata e trapio. Numa lide ritmada e alegre, o cavaleiro do Montijo, que vinha cheio de ganas, andou a gosto, deixando bons ferros compridos. 
Nos curtos desenhou bem as sortes, andou bem na brega, no cite, reunião, cravando de alto a baixo, e remate. A emoção chegou às bancadas, fez vibrar os aficionados. Lide de nota alta que levantou aficion.
Pelos Amadores de Coruche foi cara José Tomás que consumou ao primeiro intento mais uma pega limpa.
O quinto da noite foi João Telles Jr. que enfrentou o mais pesado da noite com 620kg. 
De pelagem negra foi o melhor toiro da noite: nobre, bravo, com pata e de excelente apresentação. Deixou os compridos da ordem de forma correcta. Nos curtos, citou de frente e de praça a praça, deu primazia às batidas ao piton contrário e cravou ao estribo. 
Terminou de forma apoteótica com um ferro de palmo. Foi uma lide muito aplaudida, inclusivamente fez levantar muitos aficionados.A última pega de Vila Franca foi executada por intermédio do cara Ricardo Patusco que consumou ao primeiro intento a pega da noite. Um pegão…
Note-se que o ganadero foi chamado à arena para a volta de agradecimento.
Para finalizar a noite, Jacobo Botero saiu à arena Lisboeta com ganas de triunfo. 
O colombiano lidou um castanho de 618kg , tal como todos os outros, de boa apresentação, e bravo. O cavaleiro recebeu o oponente em sorte de gaiola. Jacobo andou muito bem nos compridos. Nos curtos cravou em “modo clássico”. Sortes bem desenhadas, com muita arte e entrega, deixou curtos de grande nota, cravados de alto a baixo. Terminou a lide com um ferro de palmo. A aficion gostou muito do que viu e 
aplaudiu de pé.
A última pega da noite foi executada por intermédio do forcado Alberto Simões, dos Amadores de Coruche, à terceira tentativa.
Dirigiu com acerto a corrida o Sr. Nuno Nery.
Liza Valadares