João Telles a Gosto em Coruche.

Dia 17 foi dia de ir aos toiros… Tomar, Nazaré, Arruda dos Vinhos e Coruche. E em Coruche foi assim:
Estava tudo “montado” para uma boa tarde de toiros! 7 Pinto Barreiros, António Ribeiro Telles, Vítor Ribeiro, João Telles Jr., Jacobo Botero, e uma “encerrona” dos Amadores de Coruche.
Uma praça com ¾ preenchidos.

Os Pinto Barreiros saíram com pesos entre os 460 e os 500kg. Todos com apresentação, trapio, mas escassos de bravura.

António Ribeiro Telles, enfrentou um complicado toiro. Nos compridos andou irregular, deixando-se tocar. Nos curtos, no seu estilo clássico, citou de praça a praça e cravou de alto a baixo ao estribo. A lide do quinto da tarde foi melhor em qualidade. Andou, tal como é apelidado, maestro. Tal como mandam as “regras”, andou de tricórnio e só a mão esquerda nas rédeas, cravou ao estribo e de alto a baixo. Destaque para a brega que deu ao Pinto Barreiros, sempre ligado ao oponente. A “jogar em casa” foi acarinhado e aplaudido pelo público.

Vítor Ribeiro, com poucas corridas nesta temporada, mostrou que é um cavaleiro de provas dadas. Com um toureio de verdade, e uma sapiência toureira, teve duas actuações de nota elevada. A esperar pelo momento certo, a dar vantagens ao toiro, cravou ao estribo e rematou muito bem as sortes. Prestações que ficaram na memória dos aficionados.

João Telles Jr., está a atravessar uma das melhores temporadas. Não foi, de longe, a sua melhor tarde. Mas foi certamente o mais aplaudido nesta tarde em Coruche. O seu primeiro era manso. Com toureiria e garra João Telles Jr., andou bem na brega, difícil tarefa por sinal perante este oponente. Cravou com emoção e arte, de alto a baixo e com exactidão. No seu segundo, provou que esta é a sua temporada. Perante um Pinto Barreiros com pata, a aficion rendeu-se ao ginete da Torrinha. Sortes bem desenhadas, deixou curtos de muito boa nota. Para muitos, foi a lide da tarde.

Jacobo Botero foi o quarto a actuar. Recebeu à porta gaiola, mostrando-se destemido. Em “modo clássico”, ouviu fortes aplausos. Deixou bem a ferragem da ordem, curtos de boa nota e terminou com um violino e um palmo.

Os Amadores de Coruche pegavam em solitário, para o primeiro toiro o cabo Amorim Ribeiro Lopes foi cara e consumou à primeira uma pega limpa sem problemas de maior. A segunda pega foi concretizada ao segundo intento por Luís Gonçalves, com o Pinto Barreiros a trazer a cabeça alta, motivo pelo qual não consumou à primeira. Paulo Oliveira fechou-se à primeira tentativa. José Sousa consumou ao segundo intento a quarta pega da tarde. João Peseiro também concretizou à segunda. José Marques consumou ao primeiro intento a pega mais rija da tarde. Terminou a corrida Ricardo Dias com uma pega concretizada à primeira tentativa.

Lisa Valadares Silva