Corrida de Gala à Antiga Portuguesa esta quinta feira no Campo Pequeno.

A corrida de Gala à Antiga Portuguesa já ganhou raízes na programação da temporada tauromáquica do Campo Pequeno, pelo repositório de tradição e história que contém.
São dois espectáculos num só pois, para além da corrida de toiros propriamente dita, assiste-se a um faustoso cortejo histórico evocativo das Touradas Reais do século XVIII.
Com a praça devidamente engalanada, desfilarão pela arena o Neto, os Pajens do Neto, os Pajens dos Cavaleiros, os Charameleiros, o Timbalerio, os Porta-Estandartes e Alabardeiros, os coches com a respectiva tripulação (Cocheiros, Sotas e Moços de Tábua), que transportarão os cavaleiros actuantes e a mula das farpas, conduzida pelos Moços de Forcado.
Na corrida de hoje, para lidar um curro da prestigiada divisa Fernandes Castro (encaste Parladé-Atanásio Fernández), estarão em praça os cavaleiros João Moura, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Vítor Ribeiro, Marcos Bastinhas e o rojoneador colombiano Jacobo Botero.
João Moura é o cavaleiro que mais marcou a evolução do toureio nos últimos 35 anos. Há um antes e um após Moura no toureio equestre. Comemora esta temporada 35 anos de profissionalismo. A temporada é também de efeméride para Joaquim Bastinhas, sem dúvida o mais popular dos cavaleiros portugueses em actividade, que comemora 30 anos de alternativa. Rui Salvador constitui um caso exemplar de entrega ao toureio. Ao lado destes três cavaleiros consagrados, estarão Vitor Ribeiro, que este ano regressou em força às arenas, Marcos Bastinhas, um cavaleiro que está a construir uma carreira sólida e que se afirma pela sua grande personalidade e o colombiano Jacobo Botero, jovem d e18 anos, há 10 anos a viver em Portugal, sacrificando tudo ao sonho de se tornar cavaleiro tauromáquico.
Pegam os distintos grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Montemor, duas legendas da arte de pegar toiros, capitaneados respectivamente por Diogo Sepúlveda e António Vacas de Carvalho que faz a sua estreia no Campo Pequeno como cabo.