Grupo Tauromáquico 'Sector 1' em homenagem Póstuma a Murteira Grave.

Foi perante casa cheia e um ambiente de grande emoção e satisfação que decorreu ontem a Homenagem Póstuma a Joaquim Murteira Grave, organizada pelo Grupo Tauromáquico 'Sector 1', no Hotel Mundial.

O evento, que se dividiu em duas partes, Colóquio e Jantar, foi um sucesso quer de assistência quer de ambiente, com a presença de muitos ganaderos, toureiros, sócios, familiares e amigos, e onde todos se divertiram, desfrutaram e acima de tudo, relembraram a Figura daquele que foi 'o maior do seu tempo'.

A noite foi 'inaugurada' com as boas-vindas por parte da actual Presidente da Direcção Patrícia Sardinha, a que se seguiu o Colóquio subordinado ao tema 'O Papel do Ganadero no Toureio a Pé', cuja soberba condução foi feita pelo crítico taurino João Queiroz, e bem abrilhantada pelas declarações dos Maestros Francisco Mendes e Francisco Ruiz Miguel, assim como do actual ganadero e filho do homenageado Dr. Joaquim Grave. Houve ainda tempo para depoimentos pessoais, dos quais registamos o sempre atento fotógrafo taurino Ricardo Relvas, a emotiva homenagem por parte de João Barradas (filho do saudoso José Tello Barradas, compadre e amigo de D. Murteira Grave), o ternurento depoimento da Srª Dª Maria Tereza Grave, e a mensagem do 'ausente' matador de toiros, e actual gestor taurino do Campo Pequeno, Rui Bento Vasquez.

O jovem fadista Gustavo Pinto Basto e seu pai, o conceituado fadista António Pinto Basto, estiveram também presentes nesta noite, adornando a homenagem ao falecido ganadero, que era também seu familiar, através de fados que na sua maioria, tinham letras de Dª Mª Tereza.

Após o jantar, onde se encontravam cerca de 120 pessoas, a noite culminou com um breve discurso da Presidente do octogenário Grupo seguindo-se a entrega de uma lembrança à matriarca da família Grave.

Uma noite inesquecível para todos os presentes e que honrou a memória do ganadero de Galeana.
TAG