O Cartel para a Tourada da Liberdade a 24 de Agosto em Viana do Castelo. - Carregar a sorte

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O Cartel para a Tourada da Liberdade a 24 de Agosto em Viana do Castelo.

É com muito agrado que vimos comunicar o cartel da 3ª Tourada da Liberdade, promovida e organizada pelo Movimento cívico “Vianenses pela Liberdade”. A corrida de toiros vai realizar-se em Viana do Castelo, às 17h do dia 24 de Agosto, durante as festas em Honra da Srª da Agonia, em Darque, junto à antiga seca do bacalhau. O espetáculo já está autorizado pela Inspeção Geral das Actividades Culturais, a única entidade estatal que legalmente tem o poder de autorizar corridas de toiros em Portugal.

Depois dos intentos antitaurinos da CM de Viana do Castelo pela mão do ex-presidente da CM de Viana, Defensor Moura, e pelo actual presidente José Maria Costa, este é terceiro ano consecutivo as touradas voltam a marcar presença em Viana, como sucede há pelo menos 405 anos, datando de 1609 o primeiro registo escrito sobre uma tourada na nossa terra.

Recordamos que no ano passado a Eurosondagem fez um estudo de opinião no concelho de Viana que deixou claro o que pensam os Vianenses: 52,2 % quer Touradas em Viana e que integrem as Festas da Agonia; 59% acha que as Touradas são importantes para o Turismo e Economia do concelho e 57,5% acha que a Praça de Toiros deve dar touradas e outros espetáculos.

O cartel da Tourada da Liberdade é constituído por dois cavaleiros de máximo prestígio: António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol, e pelo líder dos novilheiros portugueses Manuel Dias Gomes, na lide a pé. As ganadarias de prestígio que compõem o cartel são Paulino da Cunha e Silva, Lopes Branco, Vale Sorraia, Pontes Dias, Fontembro e Benjumea. OS Forcados serão os os Amadores de Lisboa e de Coimbra.

Fazemos votos para que este ano a CM de Viana do Castelo cumpra a lei, respeite a liberdade dos Vianenses e que, ao contrário do que sucedeu nos anos anteriores, evite a agressividade e ataques sobre os cidadãos de Viana e sobre a nossa cultura. 
Comments
Notification
This is just an example, you can fill it later with your own note.
Done