Galardão Prestígio 2013 será entregue ao Ganadero Mário Vinhas. - Carregar a Sorte

Post Top Ad

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Galardão Prestígio 2013 será entregue ao Ganadero Mário Vinhas.

O Ganadero Mário Vinhas, titular da ganadaria Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas,receberá quinta-feira, dia 2 de Outubro, o Galardão Prestígio 2013, com que foi distinguido pela empresa do Campo Pequeno.

Com a atribuição deste prémio, pretende-se homenagear o aficionado exemplar e o ganadero exigente que, em 1946, com seu irmão Manuel, fundou esta ganadaria, com vacas e sementais de Pinto Barreiros, aumentada com reses de Ignacio Vazquez de Pablo, em 1953.

Titular da única ganadaria de encaste Santacoloma existente em Portugal, a aposta dos irmãos Vinhas neste encaste data apenas de 1964, ano em que adquirem 40 vacas e sementais a Joaquín Buendia, ganadero com quem mantém excelentes relações pessoais, acabando mesmo por aumentar o efectivo, com recurso a reses de Buendía.

Em 1992, compra sementais de Los Caminos, Buendía, Ana Romero, Rehuelga e La Quinta.

A divisa “Vinhas” foi muito premiada em Portugal, Espanha e França, o que atesta o escrúpulo e afición com que é dirigida e o rigor posto na aprovação das vacas tentadas.

Para além do aspecto de ganadero de reses bravas, a casa “Vinhas” surge também associada à criação do cavalo lusitano, figurando, ao longo dos anos, vários dos seus exemplares, nas quadras de cavaleiros e rejoneadores de nomeada.

Para além de ganadero e criador de cavalos, Mário Vinhas é também, pela sua faceta humana, um dos grandes senhores de sempre do mundo da tauromaquia.