O Toiro de José Luis Vasconcellos e Souza d’Andrade para Moura.

No próximo dia 9 de Maio a Praça de Toiros José de Almeida em Moura recebe o regresso das Corridas Concurso de Ganadarias.

A Derechazo, tem o prazer de apresentar o exemplar da divisa de José Luis Vasconcellos e Souza d’Andrade.

Em 1919 José Martinho Alves do Rio formou a sua ganadaria com reses de Tamaron, puro encaste Parladé, vendendo-a no anode 1931 para Joaquim e Manuel Assunção Coimbra, juntamente com direito ao ferro da "Union de Criadores de Toros de Lidia", os quais introduzem sementais de Juan Belmonte. Entretanto, transita para Manuel Assunção Coimbra como único proprietário (1959), que adquire um semental de Atanasio Fernandez. Em 1979, após a morte do titular, é vendida a José Luís Vasconcellos d'Andrade, à qual modifica o ferro e divisa.

De realçar que a divisa de José Luis Vasconcellos e Souza d’Andrade irá competir com mais cinco divisas alentejanas – Branco Núncio, António Lampreia Herds, São Martinho, Silva Herculano e Passanha Sobral -, numa disputa na diversidade de encastes que selecionaram o seu melhor produto para disputar entre si os troféus apresentação e bravura.

No que concerne aos artistas que irão lidar os soberbos toiros, a empresa apostou num cartel de verdadeira competição, onde pontificam os Reis das Bandarilhas – Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes -, estando a emoção das pegas a cargo dos forcados Amadores de Alcochete e do Real Grupo de Moura.
TAG