O Imponente Toiro de António Lampreia para Moura.

No próximo dia 9 de Maio a Praça de Toiros José de Almeida em Moura recebe o regresso das Corridas Concurso de Ganadarias.

A Derechazo, tem o prazer de apresentar o exemplar da divisa de José Luis Vasconcellos e Souza d’Andrade.

O Sr. Manuel Antonio Lampreia fundou em 1945 a sua ganadaria, com vacas Palha e sementais de Perez Tabernero, substituindo-a, posteriormente, por vacas de Dr. António Silva. Visconde das Fontainhas e Lopes Aleixo e sementais Silva e Pinto Barreiros.

Por seu falecimento, em 1963, passa a ganadaria a seus filhos, sendo praticamente extinta na altura das
convulsões agrárias de 1974.
Entretanto, em 1982 é reconstituida pelo Sr. António Manuel Figueiredo Lampreia, que cria novo ferro, adquirindo vacas procedentes de Cabral Ascensão, Charrua e Núncio com um semental de Dr. António Silva.
Posteriormente, é o efectivo aumentado com vacas Brito Paes e sementais de Brito Paes, Rio Frio e Juan Valenzuela.

De realçar que a ganadaria de António Lampreia Herds irá competir com mais cinco divisas alentejanas – Branco NúncioJosé Luis Vasconcellos e Souza d’Andrade, São Martinho, Silva Herculano e Passanha Sobral -, numa disputa na diversidade de encastes que selecionaram o seu melhor produto para disputar entre si os troféus apresentação e bravura.

No que concerne aos artistas que irão lidar os soberbos toiros, a empresa apostou num cartel de verdadeira competição, onde pontificam os Reis das Bandarilhas – Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes -, estando a emoção das pegas a cargo dos forcados Amadores de Alcochete e do Real Grupo de Moura.
TAG