O Toiro de Passanha Sobral para Moura.

No próximo dia 9 de Maio a Praça de Toiros José de Almeida em Moura recebe o regresso das Corridas Concurso de Ganadarias.

A Derechazo, tem o prazer de apresentar o exemplar da divisa de Passanha Sobral.

Esta ganadaria entra na Asociación de Ganaderias de Lidia em 1996 quando D. Angel Bohorquez compra o ferro de D. Pedro Lozano Román. D. Angel Bohorquez forma a ganadaria com reses de Cebada Gago (Carlos Nuñez, Domecq Díez e Torrestrella) e da ganadería Marqués de Domecq. Em janeiro de 2007 a ganadaria é adquirida pelos atuais proprietários, Manuel Passanha Sobral, que modificam o ferro, a divisa e nome. Também em 2007 junta-se à vacada um lote de vacas com o ferro Condessa de Sobral de encaste Murube-Urquijo rama Soler, que se cria por separado. A ganadaria pasta atualmente na Herdade Barbas de Lebre em Baleizão (Beja), e os tentaderos de fêmeas continuam-se a realizar na antiga praça da mítica Quinta de São Pedro. Hoje em dia a ganadaria é formada por perto de um cento de vacas reprodutoras, e os sementais em ativo são todos apurados em tentaderos de machos à porta fechada.

De realçar que a ganadaria de Passanha Sobral irá competir com mais cinco divisas alentejanas – Branco NúncioJosé Luis Vasconcellos e Souza d’Andrade, António Lampreia Herds, São Martinho e Silva Herculano -, numa disputa na diversidade de encastes que selecionaram o seu melhor produto para disputar entre si os troféus apresentação e bravura.

No que concerne aos artistas que irão lidar os soberbos toiros, a empresa apostou num cartel de verdadeira competição, onde pontificam os Reis das Bandarilhas – Luis Rouxinol, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes -, estando a emoção das pegas a cargo dos forcados Amadores de Alcochete e do Real Grupo de Moura.
TAG