Associação Nacional de Toureiros emite comunicado

Comunicado
 A Associação Nacional de Toureiros, vem por este meio reagir as declarações do cavaleiro João Salgueiro sobre a utilização de doping em cavalos de toureio.
Esta Associação não se revê em tais afirmações, sendo as mesmas únicas e exclusivamente da responsabilidade de quem as proferiu. Repudiamos veemente este facto que afeta a imagem dos profissionais do toureio a cavalo, julgando despropositado, falso e sem qualquer tipo de fundamento. Não poderemos confundir administração de substâncias farmacológicas proibidas com tratamentos comuns sob prescrição de médicos veterinários assistentes. E ponto assente que esta Associação, assim como os cavaleiros tauromáquicos, defendem o bem-estar animal, muito concretamente no que respeita as suas quadras de cavalos, já que estes animais na plenitude das suas capacidades, são seus colaboradores e defensores, não pactuando de maneira nenhuma com o desvirtuar das suas capacidades naturais, assim como a base da equitação clássica que nasceu no toureio a cavalo.
Ainda no seguimento da notícia, a Associação Nacional de Toureiros não se opõe a utilização de controlo anti doping, colocando-se para isso in disposição para dialogar com Inspeção Geral de Veterinária. Contudo, importa referir que legalmente a utilização de controlo anti doping equestre, somente é utilizado em desportos federados, não abrangendo a tauromaquia por esta ser um espetáculo de natureza artística.
Atentamente,
A Direção