Elísio Summavielle - Sobre os 40 anos de Alternativa de João Moura


Elísio Summavielle, presidente do Centro Cultural de Belém, antigo Secretário de Estado da Cultura e aficionado assumido, expressa a sua opinião sobre a evolução que João Moura trouxe ao toureio a cavalo:

"Mestre João Moura fez História no toureio a cavalo, quando a todos deslumbrou desde meados dos anos 70, com o seu célebre cavalo "Ferrolho". A revolução aconteceu no momento em que as regras clássicas do toureio deram com essa virtuosa novidade de uma brega contagiante, emotiva como nunca, feita da proximidade obsessiva, colada, oferecida, da garupa à cara do touro, com o máximo temple e emoção até ao momento do ferro. A lide de João Moura marcou e formou as gerações que lhe sucederam ao longo destes 40 anos de alternativa, que em boa hora se celebram na nossa Monumental de Lisboa." 

João Moura comemora 40 anos de alternativa na corrida a realizar a 7 de Junho no Campo Pequeno, em que alternará com os seus filhos, os cavaleiros João Moura Jr. e Miguel Moura, completando o cartaz o novilheiro João Augusto Moura, seu sobrinho. Pegam os grupos de Forcados de Portalegre, Arronches e Monforte. Lidam-se 6 toiros para cavalo, sendo 3 de Manuel Coimbra e 3 de Romão Tenório e 1 novilho para lide a pé da ganadaria Torre d’Onofre.

Sem comentários