Carlos Manuel - Sobre os 40 Anos de Alternativa de João Moura

Fotografia Maria João Mil Homens

Carlos Manuel, internacional de futebol pela Selecção A, o “homem golo” que derrotou a Alemanha em Estugarda e colocou Portugal no campeonato do mundo México 86, é também um admirador de João Moura e aficionado desde sempre. É deste modo que recorda a carreira de João Moura e a importância deste cavaleiro para o toureio.

“Como Admirador e Amigo de vários Toureiros...
Como aficionado tenho um carinho especial por TODOS aqueles que fazem parte da arte tauromáquica.
Conheço o João Moura desde os anos 80...talvez ele não saiba mas eu por João Moura deixo-me sempre convocar. Mesmo que me deixe no banco, mesmo que nem sequer me convoque. Nas praças de toiros onde de vez em quando nos encontramos e cuja magia partilhamos, um caminho que continuou e cresceu. Por isso, tenho ido assim por aí fora, com o mesmo grau que ousaria dizer, afinidade, e onde o passar do tempo sobre a vida, deixou memória. 
Por isso quando há dias tocou o telefone e era por causa de falar sobre João Moura, entrei em praça disposto a dar o meu melhor. E embora esta corrida constitua um desafio não de somenos animei-me com o facto de se tratar de uma convocação para testemunhar em escrita a festa do amigo João Moura.
Estou a falar de um cavaleiro reconhecido internacionalmente como uma das maiores figuras da tauromaquia, João Moura é um génio, uma primeiríssima figura nacional e mundial do toureio equestre. Criou um estilo novo de tourear a cavalo e, tendo até trazido às regras clássicas do toureio a cavalo uma brega própria - uma brega que oferecia ao toiro a garupa ou a espádua do cavalo, a ladear e galopar sem nunca lhe perder a cara, a templar ao máximo as investidas até ganhar terreno, depois a carregar a sorte e reunir em terrenos menos propícios – e como tal  trouxe a sua interpretação pessoal para esta forma de expressão da arte tauromáquica.

A tauromaquia e Portugal devem muito a João Moura, ficará para sempre na História dos grandes artistas, inovadores e profissionais da Arte de Bem Tourear.
Esta é apenas uma singela Homenagem a João Moura.“