João Augusto Moura: Sobre os 40 Anos de Alternativa de João Moura

O novilheiro João Augusto Moura analisa desta forma o percurso ímpar do cavaleiro João Moura, ao longo de mais de 40 anos de toureio:

"Constitui para mim uma enorme satisfação participar na corrida de comemoração dos 40 anos de Alternativa do meu tio João. Ele é uma figura incontornável e inigualável do toureio a cavalo. Para além de ter revolucionado o toureio a cavalo, ele conseguiu igualmente transmitir à sua família, filhos e sobrinhos, o gosto pelo toureio, gosto esse que hoje em dia o público pode testemunhar no João Júnior, no Miguel, no "Bini" e em mim próprio e, não me admiraria muito se o Tomás fosse o próximo pois, sendo ainda uma criança, já demonstra um nível de afición desmedido, segundo dizem comparável ao de seu pai, com a mesma idade.

João Moura marca uma até então jamais imaginada revolução no toureio a cavalo e uma revolução protagonizada praticamente por uma criança: Com apenas 10 anos de idade apresenta-se no Campo Pequeno (24 de Setembro de 1970) num cartel integrado pelas maiores figuras de então: João Núncio, Manuel Conde, Mestre Batista e Luís Miguel da Veiga). Eu até gostaria aqui de recordar um diálogo que uma vez ouvi entre aficionados sevilhanos a propósito da forma de tourear do meu tio: diziam eles: «Sempre gostámos de rejoneo. Dantes a Real Maestranza parecia que não tinha fim, sempre que actuava um rejoneador…nunca havia espaço que chegasse para se parar um toiro. Até que chegou João Moura e com a inspiração da sua brega conseguia para os toiros na "boca de riego" (ponto de distribuição de água) que fica no centro da arena. Não precisava mais do que esse espaço! Incrível!» Era o tempo do "Niño Moura que deixou de boca aberta de espanto todo o mundo taurino, aquele "Niño" que começara por deslumbrar Madrid, a 27 de Maio de 1976.

Estar mais de quarenta anos no activo e com a intensidade com que João Moura o tem feito, só está ao alcance dos génios! E ele, após quatro décadas continua a merecer o estatuto da genialidade.

Na próxima quinta-feira quero, no mínimo, estar à altura da corrida de comemoração dos 30 anos de Alternativa, em que saímos os quatro em ombros do Campo Pequeno. Para isso me preparo com afinco e seleccionei para esta corrida um novilho da minha ganadaria (Torre d'Onofre), o número 70, que tem uma ascendência das mais pontuadas do historial da ganadaria."

No cartel desta corrida figuram os cavaleiros João Moura, e os seus filhos João Moura Júnior e Miguel Moura, bem como o novilheiro João Augusto Moura, sobrinho do homenageado. Lidam-se seis toiros para cavalo (três de Manuel Coimbra e três de Romão Tenório) e um novilho para pé da Torre d'Onofre. Pegam os grupos de forcados amadores de Portalegre, Arronches e Monforte, respectivamente capitaneados por Francisco Paralta, Manuel Cardoso e Ricardo Carrilho.