PRÓTOIRO É MEMBRO FUNDADOR DO CONSELHO INTERNACIONAL DE TAUROMAQUIA



Portugal, Espanha e França unidos na defesa da cultura taurina
Acordo histórico para traçar estratégia de promoção da tourada
Lisboa, 19 de junho de 2018 – A Prótoiro (Portugal), a Fundación del Toro de Lidia (Espanha) e o Observatoire National des Culture Taurines (França) criaram o Conselho Internacional de Tauromaquia com o objetivo de promover a cultura taurina edefender todas as atividades taurinas de movimentos proibicionistas. Num acordo histórico, estes três países de fortes tradições tauromáquicas dão agora início a um processo de cooperação internacional na defesa e promoção da tauromaquia, assim como da sua prática e desenvolvimento.
Existe hoje uma tentativa de destruir a cultura taurina, feita por organizações internacionais, pelo que a nossa resposta tem de ser também de âmbito internacional e concertada entre os três países taurinos da Europa”, defende Paulo Pessoa de Carvalho, Presidente da PróToiro, para quem a “criação do Conselho Internacional de Tauromaquia é uma demonstração da força e vitalidade das touradas nestes países”.
Com o CIT, acrescenta Paulo Pessoa de Carvalho, “pretende-se potenciar a defesa e promoção dentro dos três países, mas também levar a cultura taurina a nível internacional, incluindo a organizações como o Parlamento Europeu ou a ONU”. 
Conselho Internacional de Tauromaquia compromete-se, entre outras matérias, a apoiar os países no reconhecimento das manifestações taurinas como património cultural imaterial, ao abrigo da Convenção da UNESCO de 2003.

Outra área de ação do CIT passa pela sensibilização de grupos políticos e de comunicação social sobre a riqueza cultural, económica, social, artística e pedagógica da tauromaquia.
CIT visa também promover a solidariedade e a mobilização dos aficionados de todos os países. O objetivo é que a voz de todos seja ouvida, quando revindicarem o direito de poder praticar a sua cultura e transmiti-la às novas gerações, mas também quando for necessário denunciar os ataques de que tem sido alvo.
O protocolo foi assinado esta terça-feira (19 de junho), em Madrid (Espanha), numa encontro histórico para a comunidade taurina internacional. Está previsto que as organizações dos outros países com tradição tauromáquica se possam juntar aoConselho Internacional de Tauromaquia.
 Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro
Centro - Victorino Martin, Fundación del Toiro de Lidia
Direita - André Viard, Observatoire National des Culture Taurines