António João Ferreira: "Vou ao Campo Pequeno para triunfar"

Poucos dias passam sobre a data em que, há dez anos, António João Ferreira recebeu a alternativa de Matador de Toiros. Foi a 22 de Julho de 2008 que o diestro português recebeu o “doutoramento” tendo por padrinho o espanhol José Pedro Prados “El Fundi” e por testemunha o francês Julien Lescarret. Balanço: corte de uma orelha ao toiro da cerimónia, pertencente à ganadaria espanhola de “La Quinta”.

Toureiro de fino recorte, António João Ferreira actua na próxima quinta-feira, no Campo Pequeno, na lide de toiros da ganadaria São Torcato, pertencentes à mesma “piara” dos que triunfaram, recentemente, na praça francesa de Céret.

Treinando diariamente e sempre com o objectivo e a esperança de que, mais dia menos dia, o seu trabalho, arte e valor serão reconhecidos, António João Ferreira fez uma pausa entre a lide de duas bezerras na ganadaria Rosa Rodrigues, para exprimir os seus anseios relativamente a este seu regresso ao Campo Pequeno, que para ele tem duas vertentes: Felicidade e Responsabilidade.
”É sempre uma grande responsabilidade para um toureiro actuar no Campo Pequeno, a primeira praça do país e, hoje em dia com uma enorme projecção internacional. Aqui vêm as maiores figuras mundiais do toureio, um triunfo aqui é muito importante e eu venho a esta corrida para triunfar. Acredito no meu valor. O público e os aficionados podem contar comigo.”

Sobre os “São Torcato” apartados para 2 de Agosto, António João Ferreira refere tê-los já visto no campo e sublinha as “buenas hechuras” que eles apresentam, para concluir que têm todo o tipo de investir e relembra não só o triunfo que a ganadaria obteve em Céret mas também o da ganadaria Pinto Barreiros, no dia 19 de Julho no Campo Pequeno, ambas propriedade do ganadero Joaquim Alves de Andrade.

A corrida de 2 de Agosto será mista, figurando no cartel as cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista, os matadores de toiros António João Ferreira e Nuno Casquinha e o Grupo de Forcados Amadores das Caldas da Rainha, capitaneado por Francisco Mascarenhas. Serão lidados três toiros para cavalo e quatro para pé, da ganadaria São Torcato.