João Moura Jr. sexta-feira no Campo Pequeno

O cavaleiro João Moura Jr. actuará sexta-feira, dia 24 Agosto, pela terceira vez esta temporada, no Campo Pequeno, na corrida comemorativa do 25º Aniversário da TVI.

João Moura Jr. é, hoje em dia, o valor mais sólido de entre os cavaleiros da nova geração. Filho do genial João Moura, muito jovem se iniciou a montar a cavalo, debutando em público com apenas sete anos de idade, em 1996, em Monforte, na Praça de Toiros que tem o nome de seu pai.

A 10 de Abril de 2005 prestou provas para cavaleiro praticante na praça da Aldeia da Ponte e, a 23 de Abril do mesmo ano, na praça de Badajoz, faz a sua estreia em arenas de Espanha.  A 15 de Maio de 2005 toma alternativa na Arena de Nîmes (França), tendo como padrinho o seu pai, João Moura, e como testemunhas a francesa Marie Sara e o espanhol Andy Cartagena. Cortou duas orelhas ao toiro “Gorrillo”, pertencente à ganadaria de Pedro e Verónica Gutiérrez. Confirmou a alternativa em Madrid, Las Ventas, a 5 de Junho de 2005, de novo com o seu pai como padrinho e agora com Pablo Hermoso de Mendoza como testemunha, sendo os toiros da ganadaria Los Espartales.

A 3 de Maio de 2007, por sua vez, repetiria o mesmo cartel, ao tomar a alternativa em Portugal, na Monumental do Campo Pequeno, com toiros de Francisco Romão Tenório. A 17 de Julho de 2008 voltaria ao Campo Pequeno, para lidar em solitário seis toiros de diferentes ganadarias: Miura, José Samuel Lupi, Conde Cabral, Maria Guiomar Cortes de Moura, Passanha e Romão Tenório.

Totalizando 22 anos de toureio, João Moura Jr. afirmou-se como figura do toureio em todas as praças onde actuou, com destaque para os grandes cenários europeus do Campo Pequeno, Las Ventas e Nîmes, sendo, sem dúvida um dos nomes que, pelo seu corte artístico e perfil competitivo, reúne as preferências dos aficionados e que o colocam no naipe dos cavaleiros mais requisitados da actualidade. Nas suas duas actuações no Campo Pequeno, nesta temporada, demonstrou o grande momento artístico que atravessa.

Na próxima sexta-feira, alternará com António Ribeiro Telles e Luís Rouxinol, na lide de um curro da prestigiada divisa Murteira Grave. As pegas estarão a cargo dos grupos de forcados Amadores de Vila Franca e Aposento da Moita capitaneados, respectivamente, por Ricardo Castelo e José Maria Bettencourt.