Rui Fernandes: Triunfo em Ronda antes da corrida comemorativa dos 20 anos de Alternativa, quinta-feira, no Campo Pequeno

O cavaleiro Rui Fernandes cortou duas orelhas (uma a cada toiro do seu lote) e saiu em ombros, no final da corrida de domingo, em Ronda, uma das mais carismáticas e importantes do calendário taurino espanhol, em que lidou reses de Benitez Cubero.

Na passada sexta-feira, o cavaleiro actuou em Mérida, onde cortou uma orelha a um dos toiros do seu lote, pertencentes à ganadaria Passanha.

O cavaleiro celebra este ano o 20º aniversário da sua alternativa, facto que ocorreu a 6 de Agosto de 1998, na Praça de Toiros do Campo Pequeno. Concedida por João Moura, teve por testemunha o rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza, tendo sido lidados toiros de D. Luís Passanha. As pegas estiveram a cargo dos grupos de forcados Amadores de Montemor e Amadores de Lisboa.
Antes da alternativa, Rui Fernandes apresentou-se em público, em 1991, na Charneca da Caparica, estreou-se no Campo Pequeno num espectáculo de carnaval, e em Fevereiro do ano seguinte fez prova de praticante (Santo António das Areias, 22 de Abril de 1995)

Em vinte anos como profissional do toureio, Rui Fernandes construiu uma carreira que o torna um dos cavaleiros de maior prestígio nacional e internacional, com triunfos sonantes nas principais praças da geografia taurina.

Possuidor de um estilo de toureio alegre, em que as cambiadas na cara do toiro são a sua imagem de marca, Rui Fernandes arrancou decisivamente para o estrelato, na temporada de 2003, em que cortou a sua primeira orelha em Madrid (Las Ventas), na feira de Outono. Em Outubro de 2004, sai em ombros em Las Ventas. Sevilha (saída em ombros na feira de Abril do ano seguinte), Valencia, Castellón, Nîmes (França), Cidade do México são, para além dos maiores palcos mundiais da tauromaquia, praças que, juntamente com o Campo Pequeno, têm um lugar destacado na sua carreira, pelos êxitos ali alcançados. Mas estas são apenas algumas das praças, de uma lista muito extensa…como extensa seria uma lista em que se enumerassem a totalidade dos prémios portugueses e estrangeiros conquistados e que comprovam e documentam uma carreira de sucesso.