Dia da Tauromaquia para celebrar em família

Cultura taurina vai estar em festa este sábado, com iniciativas para toda a família
É um evento para todas as gerações que vai unir as famílias, no Campo Pequeno, em volta da Cultura Taurina. O Dia da Tauromaquia é já este sábado e vai proporcionar uma experiência única a todos os que se deslocarem à principal casa do toureio em Portugal.

Com uma decoração única, com o objetivo de homenagear os toureiros e forcados portugueses, a arena do Campo Pequeno será palco de eleição para os maiores momentos previstos para o dia 23 de fevereiro.
O primeiro grande momento no redondel desta mítica praça está marcado para as 14h30, quando os pegadores do Sabugal pegarem ao forcão numa demonstração de Capeia Arraiana. Às 15h15 segue-se uma outra demonstração, desta feita dos Recortadores da Arte Lusa. Em ambos os momentos, os toiros serão de Veiga Teixeira. 
Às 16h00, durante 20 minutos, o momento é de silencia, pois vai cantar-se o fado. A voz é do autor da mítica música ‘Rosa Branca’. O fadista António Pinto Basto vai acompanhar o cavaleiro Gilberto Filipe, campeão Mundial de Equitação de Trabalho.
O acesso a estas demonstrações só poderá ser feito mediante a apresentação do bilhete para o Festival Taurino, cujo início está marcado para as 17h30. Para celebrar a tauromaquia, o cartel só podia ser de luxo e é composto pelos cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura jr, João Telles e Francisco Palha que vão lidar em duo. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Pegam uma seleção de forcados da ANGF. As duplas de cavaleiros serão uma surpresa a descobrir. 
O Dia da Tauromaquia, porém, começa de manhã, com atividades logo às 11h00. Os mais pequenos terão à sua disposição jogos infantis, uma praça insuflável, tourinhas, capotes e muletas para brincarem e duas sessões do teatrinho ‘As Touradas explicadas às crianças’. Além disso, vão ainda poder conhecer e brincar com a mascote da marca Touradas que vai fazer a sua estreia. 
O dia arranca com o Batismo Equestre, a presença dos artesãos das Artes e Ofícios Taurinos e a Exposição Trajes de Toureio. Entre as 11h00 as 12h00, a arena será ocupada com demonstrações de toureio com tourinha, comentadas por Maurício do Vale. No toureio a cavalo estarão em praça os cavaleiros amadores António Telles filho e Duarte Fernandes. No toureio a pé, o novilheiro Rui Jardim e demonstração de pegas a cargo dos Forcados Amadores de Lisboa. 
Entre as 12h00 e as 13h00, a arena abre-se para que todos possam participar numa Aula de Toureio de Salão e Pegas com tourinha. Os professores virão das Escolas de Toureio portuguesas. Para as pegas serão os Forcados de Lisboa. Se sempre quis aprender a tourear ou pegar, esta é uma grande oportunidade. 
Entre as 12h30 e as 13h30, decorre uma Aula sobre História da Tauromaquia Portuguesa, no Salão Nobre, para todos aqueles que querem descobrir o percurso da nossa tauromaquia ao longo do tempo. 
A partir das 16h00 começará a animação exterior, com o Flamenco de Joaquin Moreno e sevilhanas. Também a partir dessa hora, as Escolas de Toureio vão exibir o seu toureio de salão no exterior da porta principal da praça. 
Os bilhetes, a custos reduzidos, variam entre os 7,5 e os 35 euros e podem ser adquiridos na internet, através da Ticketline, e na agência ABEP nos Restauradores. Os portadores do Cartão Aficionado podem ainda usufruir de um desconto de 10 por cento, caso optem com comprar os ingressos nas bilheteiras da praça. A adesão grátis ao cartão pode ser feita em www.touradas.pt

Este é um dia único e inédito para viver a sua paixão ou descobrir uma nova.