Dia da Tauromaquia - PróToiro convida Presidente da República


PróToiro convida Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Graça Fonseca

a celebrarem cultura taurina e liberdade cultural no Campo Pequeno.

23 de fevereiro
O Campo Pequeno vai abrir as portas este sábado para celebrar a cultura tauromáquica portuguesa. Assinala-se a primeira edição do Dia da Tauromaquia, com um programa recheado de iniciativas para toda a família, aficionadas ou não, numa demonstração de respeito e liberdade cultural. No evento são esperadas as presenças dos mais altos responsáveis pela defesa da Cultura em Portugal, como são os casos do Presidente da República, do Primeiro-Ministro e da ministra da Cultura.

"Para celebrar este dia, não podíamos deixar de convidar o Presidente da República por ser um conhecido aficionado, e por ser o bastião máximo na defesa dos valores da portugalidade. Também convidámos o Primeiro-Ministro e a ministra da Cultura, apesar das posições públicas de oposição a esta forma de arte tão portuguesa, numa demonstração de tolerância e respeito pelas liberdades individuais, características de um Estado democrático, que têm a obrigação de preservar e fomentar. A sua presença seria uma forma de demonstrarem o seu respeito pela nossa Cultura e pelo património português", afirma Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da PróToiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia.

Para receber o Dia da Tauromaquia, o interior da praça do Campo Pequeno vai apresentar-se com uma decoração única para homenagear os toureiros e forcados portugueses, além de uma exposição com os trajes utilizados por grandes figuras do toureio nacional.

As atividades abertas a toda a família começam às 11h00. Os mais pequenos terão à disposição jogos infantis, uma praça insuflável, tourinhas, capotes e muletas para brincarem e duas sessões do teatrinho 'As Touradas explicadas às crianças'. Além disso, vão conhecer e brincar com a mascote da marca Touradas que vai fazer a sua estreia.

Um dos momentos mais aguardados será a demonstração Equestre, às 16h00, com a participação do cavaleiro tauromáquico Gilberto Filipe, campeão mundial de Equitação de Trabalho, acompanhado ao vivo pelo fadista António Pinto Basto.

O festival Taurino começa às 17h30, com um cartel de luxo composto pelos cavaleiros António Telles, Rui Salvador, Luís Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura jr, João Telles e Francisco Palha que vão lidar em duo. Os matadores são António João Ferreira, Nuno Casquinha e Manuel Dias Gomes. Pegam uma seleção de forcados da ANGF. As duplas de cavaleiros serão uma surpresa a descobrir.

O preço dos bilhetes varia entre os 7,5 e os 35 euros e podem ser adquiridos na internet, através da Ticketline, e na agência ABEP nos Restauradores.