Os Toiros para a corrida inaugural do Abono do Campo Pequeno.

São estes os seis magníficos exemplares da ganadaria do Dr. António Silva, apartados como “titulares” para a corrida de 12 de Abril (sexta-feira, às 21h45) com a qual se inaugura o Abono de 2019 no Campo Pequeno, a “Catedral Mundial do Toureio a Cavalo”.
Estas verdadeiras estampas de toiro de lide são o “Groselha” (nº47), o “Bicudo” (nº48), o “Birmado” (nº53), o “Esmeraldo” (nº 59) o “Conciso” (nº 74) e o “Furioso” (nº75).
A ganadaria foi fundada pelo Dr. António Silva, no final da década de 1930, com vacas e sementais de Pinto Barreiros e fixou a sua antiguidade na praça de toiros do Campo Pequeno, a 25 de Junho de 1944.
Após o falecimento do seu fundador, em 1994, o efectivo da ganadaria foi aumentado com vacas e sementais espanhóis de La Cardenilla, provenientes de Juan Pedro Domecq e Conde de la Corte, procedências que, junto com Pinto Barreiros, constituem o encaste actual da ganadaria.
A exploração solar do efectivo localiza-se na Herdade da Torre do Ferrador, na freguesia do Biscaínho, concelho de Coruche.
Para lidar este curro, estarão em praça três cavaleiros triunfadores na temporada de 2018: António Ribeiro Telles, Rui Fernandes e Duarte Pinto, estando as pegas a cargo dos valorosos grupos de forcados amadores de Montemor e de Vila Franca, capitaneados respectivamente por António Vacas de Carvalho e Vasco Pereira, igualmente triunfadores nesta praça.