Francisco Correia Lopes: “O Campo Pequeno é a praça mais importante do mundo para o toureio a cavalo

Cavaleiro de dinastia, filho do cavaleiro José Manuel Correia Lopes e sobrinho de outro cavaleiro, Afonso Correia Lopes, ambos já retirados, Francisco considera o Campo Pequeno, onde esta quinta-feira se estreia, como “a praça de toiros mais importante do mundo para o toureio a cavalo”.
“Para mim, esta oportunidade significa converter um sonho em realidade” diz, ao mesmo tempo que manifesta “uma certa ansiedade pelo momento de entrar em praça”.
Francsico Correia Lopes está ciente da responsabilidade que a sua apresentação em Lisboa lhe cria, “tanto mais que venho com a intenção de triunfar e arranjar assim a justificação para ser repetido, pelo que não venho aqui de ânimo leve, antes para continuar a merecer o voto de confiança de todos os que acreditam em mim”.
Quanto ao seu estilo de toureio, considera ser algo que “como não podia deixar de ser é está em consolidação, mas ainda no principio…é algo que se trabalha todos os dias e numa perspectiva de aperfeiçoamento, consolidação, evolução, pelo que não há pressas”. E acrescenta: “o meu toureio é aquele que me faz sentir bem a cavalo, usar tricórnio, levar as rédeas na mão esquerda, tirar o melhor partido do cavalo que monto no momento e conseguir ir tirar do toiro tudo aquilo que ele tem para dar”.
Refere nunca ter visto o seu pai tourear em praça, mas que a ele tudo deve em matéria de ensinamentos relativos ao toureio. Já no que respeita à equitação, o pai é uma presença constante ao seu lado.

Francsico Correia Lopes efectuou a prova de cavaleiro praticante, no dia 1 de Julho, em Albufeira.