Os 40 anos de alternativa de João Moura comentados pelos grupos de forcados


Os 40 anos de alternativa de João Moura comentados pelos grupos de forcados

Cabos dos forcados de Arronches e Monforte e futuro cabo dos amadores de Portalegre, grupos presentes na corrida de 7 de Junho, falam sobre a comemoração dos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura.

1. O que significa para o grupo figurar no cartel da corrida de comemoração dos 40 anos de alternativa de João Moura?

Gonçalo Louro (GL, Grupo de Forcados Amadores de Portalegre) – É para nós um grande orgulho estar presente nesta corrida, pois haveria certamente, muito grupos que gostariam de aqui estar. É, pois, para o Grupo de Forcados Amadores de Portalegre, um motivo de enorme orgulho ser parte integrante desta efeméride tão significativa para João Moura e para a tauromaquia em geral. O nosso grupo tem estado presente nalguns dos momentos mais significativos da carreira do João Moura, concretamente nas corridas de Alternativa dos seus filhos, João Júnior e Miguel.
Manuel Cardoso (MC, Grupo de Forcados Amadores de Arronches) – É uma grande responsabilidade para o grupo integrar este cartel e, ainda mais, por se tratar da nossa estreia no Campo Pequeno e logo numa circunstância de tão grade significado para a tauromaquia como é esta. Acresce ainda o facto de uma das ganadarias que estão anunciadas ser do nosso conterrâneo senhor Francisco Romão Tenório, o que sem dúvida é um aliciante suplementar ou, se quiser, a cereja em cima do bolo.

Ricardo Carrilho (RC, Grupo de Forcados Amadores de Monforte) – Honra, responsabilidade e, acima de tudo, um privilégio poder pegar esta corrida. Mas também uma felicidade partilhada por se comemorar uma efeméride que poucas figuras do toureio conseguem celebrar e, ainda por cima com a juventude de espírito, com o sentido de competição com o qual João Moura continua a apresentar-se em praça.

2. Qual é, em seu entender, o contributo de João Moura para a evolução do toureio a cavalo?
GL – João Moura é uma figura ímpar. É o cérebro deste novo toureio. Ele é que implementou o seu estilo e o mantem há mais de quarenta anos. Ele fez uma revolução no toureio a cavalo. Não há ninguém como ele, apesar de ter mutos seguidores. Foi e continuará a ser o número 1. Pelo menos para mim e para muitos é!

MC – Revolucionou o toureio a cavalo! Há um toureio a cavalo antes e outro depois de João Moura. O que mais desejo na corrida da próxima quinta-feira é que seja um triunfo colectivo, que seja o reconhecimento do público a uma das maiores figuras de sempre do toureio e que todos saiamos satisfeitos com o que se passar na arena.

RC – João Moura revolucionou o toureio a cavalo e fez escola, ao longo de mais de quarenta anos de actividade. Não é fácil encontrar na história da tauromaquia casos de longevidade artística como o de João Moura e esse facto só vem a favor dele pois é um atestado do seu valor artístico. É um cavaleiro com um sentido de competição tremendo, que nunca se dá por vencido. E será, certamente para ele um orgulho, quando vê entrarem na arena os seus filhos João Júnior e Miguel, que tão fiéis seguidores têm sido da doutrina tauromáquica de seu pai.