Ao fim de 18 anos retomou-se a tão afamada corrida de toiros na Aldeia de Paio Pires, a freguesia do concelho do Seixal onde a Aficion é uma mais valia, tendo esta terra uma praça de toiros infelizmente sem caraterísticas / condições para o desenrolar do espetáculo recorreu-se a uma praça desmontável, é triste mas é a realidade,embora os esforços quer da população,quer de elementos ligados ao mundo da tauromaquia para a recuperação da praça sejam constantes e de louvar mas sem sucesso á vista.

O cartel foi composto pelos cavaleiros Francisco NúncioAna Batista e Gilberto Filipe, a representar os Homens nobres de coragem e  valentia esteve apenas o Grupo de Lisboa e como o espetáculo não poderia realizar-se sem "bichos" a cargo a ganadaria Prudêncio Silva.
O curro saíu pouco apresentavel apesar de ter idade,peso e pata foi cumpridor quase na totalidade pois mostrou génio e raça.

O cavaleiro clássico Francisco Núncio apesar da sua ausência nestas lides por dois anos manteve o seu estilo e postura, na primeira lide não foi muito feliz e pouco regular,na segunda a sua prestação foi mais brilhante com direito a música ao segundo curto terminando com um ferro de boa nota o mesmo ficou retido na retina a qualquer presente.

A cavaleira Ana Batista não se encontra num bom momento da sua carreira apresentou duas lides impressionantemente diferentes mas com luta e garra sempre presente foi levando a água ao seu moinho.

A noite foi mesmo de Gilberto Filipe o cavaleiro para além de ganhar o prémio manteve sempre o público a transmitir e enaltecer as suas lides pois mostrou muito mérito e empenho para isso.
O cavaleiro está a crescer mantendo a sua simplicidade e características do seu toureio, foi o único cavaleiro que nas duas lides ouviu música logo aí se nota a diferença,cravagem de ferros muito ao seu estilo e de muito boa nota.

Falando em forcadagem há a salientar a rodagem de elementos mais recentes. À cara foram Manuel Correia ( consumou ao segundo intento), Martim Lopes ( consumou ao terceiro intento), João Galamba ( consumou ao segundo intento),Nelson Lopes (filho da terra pegou ao primeiro intento), João Varanda fez a pega da noite consumando ao primeiro intento aguentando a violência do oponente, para fechar a noite de pegas pouco vistosas infelizmente esteve o forcado João Luz (consumou ao primeiro intento).

A dirigir esta nova era da tradicional corrida de toiros pelas festas de Nossa Senhora da Anunciada esteve presente o Sr. Pedro Reinhardtem parceria com um dos estagiários.

Há de louvar o esforço de toda a comissão de festas e o empenho pelas tradições, onde soube chamar as suas gentes, o público esgotou a capacidade da praça e mostrou que a Aficion está muito viva.

Viva a Aficion!!!!


Maria Domingos