Hoje teve lugar na bela praça do Campo Pequeno a tão esperada e desejada corrida de Gala à Antiga Portuguesa, uma corrida que inspira sempre qualquer aficionado fazendo todos os caminhos desembocarem na dita praça.
Foi o que veio a acontecer a praça estava quase lotada, o espetáculo foi emotivo e animado pela tão prestigiada Banda - Sociedade do Progresso e Labor Samouquense.
O cartel apresentava seis cavaleiros jovens, todos eles se destacaram na presente temporada.
Esses cavaleiros foram Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas, João Telles Jr., Duarte Pinto, João Salgueiro da Costa e João Maria Branco.

As pegas estiveram a cargo dos Grupos Amadores de Santarém e Montemor, onde ambas as formações dedicaram grande parte das suas pegas a Grandes Senhores da nossa forcadagem duas dessas Glórias são Simão Comenda ( antigo forcado de Montemor ) e Nuno Megre ( antigo forcado de Santarém ) e nós aproveitamos esta crónica para igualmente louvar e agradecer tudo o que fizeram e fazem a favor da Festa Brava, bem hajam.
A Ganadaria presente com uma boa apresentação mas não com a transmissão exigida para a primeira praça do país infelizmente, foi a prestigiada - Branco Núncio.
O primeiro cavaleiro a " prestar contas" foi Filipe Gonçalves infelizmente como na grande parte da temporada não teve sorte no touro visto ser muito parado, embora não se fecha-se em tábuas mas também não se mostrou nada colaborante mesmo assim o cavaleiro lutou mostrou a sua garra como já é hábito contudo não atingiu o brilho pretendido.
Marcos Bastinhas - teve um touro um pouco mais colaborante o que permitiu desenhar melhor as suas sortes e no momento da cravagem atingir o pretendido.
João Telles Jr. - após um susto com a sua saúde mostrou que já está recuperado e em forma de novo. Este desenhou uma lide bonita causando movimentação e emoção nas bancadas, não nega em nada a sua descendência à dinastia da Torrinha.
Duarte Pinto - mostrou se confiante e seguro perante um touro com crença, sério e que transmitiu, onde o cavaleiro revela entendimento com o imponente que lhe coube em sorte tirando partido e praticando uma lide limpa e bonita, aliás como vem demonstrando esta temporada que o seu toureio esta em franco crescimento.
João Salgueiro da Costa - grande demonstração de um toureio verdadeiro e bonito desenvolveu uma lide franca, um cavaleiro praticante de uma humildade formidável que ao crescer a profissional vai concerteza torná-lo brilhante, pois a humildade é uma mais valia e grande arma.
Aguardemos a sua alternativa pois o jovem em causa mostrou que todo o seu árduo trabalho merece e tem mérito.
Falando em forcadagem estiveram gigantes e irrepreensíveis, foram à cara pelo Grupo dos Amadores de Santarém o Cabo Diogo Sepúlveda (2º intento), João Brito (1ºintento) e António Imaginário (3ºintento), pelo Grupo dos Amadores de Montemor João Caldeira (1ºintento), António Vacas de Carvalho (1ºintento) e João Tavares (1ºintento).
Enquanto aficionados diremos, que esta corrida teve muito brilho pois só o facto da oportunidade aos jovens de integrar este cartel, poderem brilhar e transmitir emoção na primeira praça do país então valeu tudo!
Maria Domingos