Corrida de Dinastias. Corrida das Vindimas. António Ribeiro Telles. João Salgueiro. João Telles Jr. João Salgueiro da Costa. Grupo de Forcados Amadores de Santarém. Grupo de Forcados Amadores de Santarém. 6 José Samuel Lupi.


O primeiro da noite foi lidado a duo por António Telles e João Telles Jr. Era encastado, com trapio e de arreões. Foi uma lide com muita classe. Com curtos de elevada nota e deixados ao estribo. Tio e sobrinho adornaram-se a abrilhantaram a lide. João Telles Jr. terminou com um violino. É notória a cumplicidade entre António e João. Uma lide a duo para ficar na memória dos aficionados.
Por ordem de antiguidade saltaram à arena os Amadores de Santarém e foi cara António Grave Jesus que consumou ao Terceiro intento.


João Salgueiro teve pela frente um paradote e com pouca reacção ao ferro. Destaque para a brega. Deixou a ferragem da ordem e curtos de nota alta. Adornou-se com piruetas na cara do oponente.
Por Montemor pegou João Tavares que consumou à primeira tentativa.


O terceiro do lote acusou 540kg. Era fechado de cara. João Salgueiro da Costa “aplicou-se” com batidas ao piton contrário e a rodar o piton. Foi apertado em tábuas e deixou-se tocar. Destaque para o segundo curto. Mesmo assim não defraudou e o público gostou.
A pega foi concretizada de cernelha à primeira tentativa pela parelha Ricardo Tavares e Hugo Carvalho que envergavam a jaqueta dos Amadores de Santarém.


António Telles teve pela frente um bisco, distraído de 525kg. As sortes foram, na sua maioria, sesgadas, mas carregadas de verdade. Cravou de alto a baixo e ao estribo… De mestre!
Manuel Dentinho de Montemor pegou à primeira tentativa.


O quinto da noite, de 505kg, rematado de carnes foi recebido, e bem recebido, à porá gaiola por João Telles Jr. Bateu ao piton contrário, cravou ao estribo e rodou o piton. Que arte! Partiu recto para toiro. Andou sempre ligado ao público e ao oponente.
Pelos Amadores de Santarém consumou à segunda uma rija pega João Torres Vaz Freire.


Finalizou a noite uma lide a duo de pai e filho perante um toiro de 505kg com trapio. O toiro saiu direito à montada de João Salgueiro, o Zamurino, deixando-o lesionado. A lide prosseguiu, e assistiu-se a uma bonita série de curtos. A aficion gostou. Salgueiro e Salgueiro da Costa terminaram a noite em bom plano.
Fechou a noite Montemor com uma pega concretizada à primeira por João Braga.


Texto:Lisa Valadares Silva
Foto:Carlota Melo