Corrida de Dinastias em Almeirim.

Corrida de Dinastias. Corrida das Vindimas. António Ribeiro Telles. João Salgueiro. João Telles Jr. João Salgueiro da Costa. Grupo de Forcados Amadores de Santarém. Grupo de Forcados Amadores de Santarém. 6 José Samuel Lupi.


O primeiro da noite foi lidado a duo por António Telles e João Telles Jr. Era encastado, com trapio e de arreões. Foi uma lide com muita classe. Com curtos de elevada nota e deixados ao estribo. Tio e sobrinho adornaram-se a abrilhantaram a lide. João Telles Jr. terminou com um violino. É notória a cumplicidade entre António e João. Uma lide a duo para ficar na memória dos aficionados.
Por ordem de antiguidade saltaram à arena os Amadores de Santarém e foi cara António Grave Jesus que consumou ao Terceiro intento.


João Salgueiro teve pela frente um paradote e com pouca reacção ao ferro. Destaque para a brega. Deixou a ferragem da ordem e curtos de nota alta. Adornou-se com piruetas na cara do oponente.
Por Montemor pegou João Tavares que consumou à primeira tentativa.


O terceiro do lote acusou 540kg. Era fechado de cara. João Salgueiro da Costa “aplicou-se” com batidas ao piton contrário e a rodar o piton. Foi apertado em tábuas e deixou-se tocar. Destaque para o segundo curto. Mesmo assim não defraudou e o público gostou.
A pega foi concretizada de cernelha à primeira tentativa pela parelha Ricardo Tavares e Hugo Carvalho que envergavam a jaqueta dos Amadores de Santarém.


António Telles teve pela frente um bisco, distraído de 525kg. As sortes foram, na sua maioria, sesgadas, mas carregadas de verdade. Cravou de alto a baixo e ao estribo… De mestre!
Manuel Dentinho de Montemor pegou à primeira tentativa.


O quinto da noite, de 505kg, rematado de carnes foi recebido, e bem recebido, à porá gaiola por João Telles Jr. Bateu ao piton contrário, cravou ao estribo e rodou o piton. Que arte! Partiu recto para toiro. Andou sempre ligado ao público e ao oponente.
Pelos Amadores de Santarém consumou à segunda uma rija pega João Torres Vaz Freire.


Finalizou a noite uma lide a duo de pai e filho perante um toiro de 505kg com trapio. O toiro saiu direito à montada de João Salgueiro, o Zamurino, deixando-o lesionado. A lide prosseguiu, e assistiu-se a uma bonita série de curtos. A aficion gostou. Salgueiro e Salgueiro da Costa terminaram a noite em bom plano.
Fechou a noite Montemor com uma pega concretizada à primeira por João Braga.


Texto:Lisa Valadares Silva
Foto:Carlota Melo