Tarde de Primavera,Tarde de toiros em Samora Correia.

Por ocasiĆ£o da VII Semana Taurina e da Feira Anual em Samora Correia, a localidade ribatejana recebeu seis cavaleiros, seis novilhos-toiros de diferentes ganadarias (Palha, PrudĆŖncio, Oliveiras IrmĆ£os, Herds. AntĆ³nio Silva, JoĆ£o Ramalho e Nuno Casquinha, segundo estava anunciado) e dois grupos de forcados.

Com 2/3 de casa e uma bonita tarde de primavera, abriu praƧa AntĆ³nio Brito Paes que enfrentou um novilho-toiro nobre, deixando dois compridos, o segundo descaĆ­do. Nos curtos apostou nas batidas ao piton contrĆ”rio, mas muitos ferros nĆ£o foram deixados ao estribo como mandam os cĆ¢nones. Andou bem na brega e ligado ao pĆŗblico. Ouviu mĆŗsica.

O segundo da tarde, preto listĆ£o, coube a Marcos Bastinhas. Marcos andou menos exuberante que o costume, mas ligou-se ao pĆŗblico e este retribuiu em aplausos. O cavaleiro deixou dois compridos de forma correcta. Nos curtos bateu ao piton contrĆ”rio, mas por vezes o quarteio foi demasiado aberto o que deu resultado a passagens em falso, quebrando um pouco o ritmo da lide. O novilho-toiro veio de mais a menos, no fim descaiu para tĆ”buas. Ouviu mĆŗsica.

Duarte Pinto lidou o terceiro. Deixou dois compridos de forma acertada. Entregou-se, andou alegre, andou toureiro e veio com ganas. Fez por fazer bem feito, fez por seguir as regras. Citou de frente e, por vezes, cravou ao estribo, rematando a rodar o piton. Ainda assim falhou a colocaĆ§Ć£o de um curto. Ouviu mĆŗsica.

Sem intervalo, saiu Ć  arena Marcelo Mendes.O toiro tardou a sair e criou-se o boato que o mesmo tinha fugido. O pĆ¢nico instalou-se na praƧa com medo de dar de caras com novilho-toiro de JoĆ£o Ramalho. Mas nĆ£o passou de um boato, afinal tinha caĆ­do uma crianƧa de 4 anos da quinta tĆ”bua da praƧa e o director de corrida nĆ£o permitiu que o espectĆ”culo continuasse sem que antes a saĆŗde humana estivesse assegurada. A empresa Tauroleve fez questĆ£o de informar os aficionados do sucedido. Depois da espera, lĆ” saiu o “bicho”. Marcelo trazia vontade, mas nĆ£o impressionou Samora. Frente a um oponente que se adiantava ao cavalo e com arrancadas bruscas, o cavaleiro deixou dois compridos. Foi apertado em tĆ”buas e deixou-se tocar vĆ”rias vezes. NĆ£o deu primazia ao cite frontal. Foi discreta a passagem de Marcelo por Samora. NĆ£o ouviu mĆŗsica.
Depois de ter ganho o trofĆ©u em Alter frente a um Palha, Salgueiro da Costa teve como oponente outro Palha que, na minha opiniĆ£o, foi o melhor da tarde. Era bravo e saiu bem apresentado. O cavaleiro deixou dois compridos. Nos curtos andou irregular. Abriu em demasia os quarteios. Ainda assim destaco o 3Āŗ curto. Salgueiro da Costa apostou nas batidas ao piton contrĆ”rio. Ouviu mĆŗscia.

Fechou a tarde Mara Pimenta que, aos meus olhos, acusou o peso da responsabilidade. Trajada Ć  espanhola enfrentou um Casquinha colaborante. Mara deixou dois compridos, o primeiro nĆ£o foi deixado no sĆ­tio certo. A lide veio de menos a mais. Nos curtos teve algumas passagens em falso, e descurou-se do cite frontal, retirando verdade Ć s sortes. Alguns ferros nĆ£o foram deixados en su sitio, aplicando-se a popular expressĆ£o: “AtĆ© ao rabo Ć© toiro”. Mara tem postura e vontade. Entregou-se e adornou-se e Samora aplaudiu. Terminou a lide com um palmito. Ouviu mĆŗsica.

No que toca Ć s pegas pelos Amadores do Ribatejo foram caras NĆ©lson Silva que concretizou ao primeiro intento uma pega limpa, JoĆ£o Pedro Oliveira que consumou Ć  quarta com as ajudas carregadas e Joaquim Consolado igualmente Ć  quarta.

Pelos Amadores de Arruda pegou Luƭs LourenƧo Ơ terceira tentativa, Bruno Silva Ơ primeira concretizou uma boa pega e Pedro Sabino consumou ao primeiro intendo.
Dirigiu a corrida com acerto o Sr. RogĆ©rio JĆ³ia.


Lisa Valadares Silva