Cartel puro alentejano: João Moura, Joaquim Bastinhas, Marcos Bastinhas, Miguel Moura; grupo de forcados amadores de Portalegre, Monforte e académicos de Elvas; seis toiros Passanha.
O público preencheu 3⁄4 de casa. Grande parte vindo de terras alentejanas para aplaudir os seus conterrâneos.
Os toiros que saíram à arena lisboeta foram cumpridores e deixaram-se, desligando-se a partir de certo ponto, descaindo para tábuas. Os Passanha foram homogéneos na apresentação, muito em tipo da ganadaria.
Depois das ‘cerimónias’, abraços, palavras, saiu o primeiro Passanha da noite, o toiro do ‘doutoramento’ de Miguel Moura de 590kg. Miguel esteve bem a receber, deixando de forma correcta a ferragem comprida. Andou entusiasmado, com bonitos cites, quis dar vantagens ao toiro, as coisas resultaram bem nos primeiros curtos, remantando com ladeios. Depois acusou o peso da responsabilidade e, talvez, algum nervosismo, os últimos curtos foram deixados em sortes muito aliviadas. Terminou com rosas aplaudidas. Doutorou-se! A dinastia Moura tem continuidade na festa dos toiros. Vamos Miguel!
Seguiu-se Joaquim Bastinhas que enfrentou o Passanha de 572kg. Nos compridos cumpriu,trocou de montada após a colocação do primeiro ferro. Parece não passar de moda, com um toureio alegre que, facilmente chega às bancadas, e entusiasmado empenhou-se por fazer bem feito, e assim foi nos curtos. Terminou, como é seu apanágio, com um par de bandarilhas, este em terrenos apertados, apeando-se de seguida.
No que aos forcados respeita, foram caras pelos amadores de Portalegre: Ricardo Almeida que consumou à primeira tentativa, e Nélson Batista que efectivou igualmente ao primeiro intento com uma grande primeira ajuda. Por Monforte, foram caras: Nuno Toureiro que concretizou à primeira tentativa, e Vítor Carreira também à primeira. Pelos académicos de Elvas estiveram na linha da frente Joaquim Forte que consumou ao segundo intento e Paulo Barradas também ao segundo intento.
No fim, o ganadero foi chamado à praça.
Dirigiu a corrida o sr. Manuel Gama.
Lisa Valadares Silva