Câmara aprova voto de louvor a forcados alcochetanos.

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, um voto de louvor ao Grupo de Forcados Amadores de Alcochete e a Marcelo Lóia, cabo do Grupo de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, pelos desempenhos na temporada tauromáquica de 2015.
2015 foi um ano de muitos triunfos para os dois grupos de forcados de Alcochete, reconhecidos por diversos órgãos de comunicação social de âmbito taurino e muitas tertúlias de norte a sul do país, que resultaram na distinção do Grupo de Forcados Amadores de Alcochete, como melhor grupo do ano, e Marcelo Lóia, como melhor forcado do ano.

“Alcochete sempre foi uma fonte inesgotável de Homens valentes, galhardos, que com a sua mestria perpetuaram no tempo tradições de que a história se orgulha! São estes valores, personificados na forcadagem alcochetana que, tem e continuará a ter os melhores entre os melhores, que nunca nos devemos esquecer de homenagear”, pode ler-se na proposta.

“Todas as palavras que possamos verbalizar ou escrever acerca dos forcados, e em particular dos forcados de Alcochete, serão sempre poucas e não reproduzem o reconhecimento e o orgulho, que se sente ainda mais quando estamos fora de Alcochete”, referiu o Presidente da Câmara.
“É bom ouvir na primeira praça do país, o Campo Pequeno, que bons forcados que Alcochete tem”, enfatizou Luís Miguel Franco, que manifestou o desejo de que Alcochete se mantenha como Terra Mãe de Forcados.

“Os grupos de forcados em Alcochete representam também escolas de vida, e transmitem valores de superação, de camaradagem, de humildade que são valores para toda a vida”, disse o vereador Vasco Pinto, que acrescentou que “temos a felicidade de ter dois excelentes grupos de forcados, que são duas excelentes escolas de homens, que têm dado ao nosso Concelho, exímios intérpretes desta arte que têm divulgado da melhora forma a nossa terra além-fronteiras”.
O voto de louvor será remetido à Assembleia Municipal.