Rouxinol cantou mais alto.

Decorreu no passado sábado a corrida da Raporal Stec no Montijo. Mesmo com um dia que não parecia de primavera a corrida realizou-se e passou-se uma agradável tarde. E o público preencheu quase ¾ das bancadas.

Os toiros de Ascensão Vaz foram homogéneos em apresentação.
Abriu a tarde Rui Salvador que andou esforçado frente ao mais complicado da tarde. Longe da tarde sonhada, deixou um curto à Salvador. Ao cavaleiro dos ferros impossíveis não foi concedida música nem autorizada volta.
Seguiu-se Gilberto Filipe que teve por diante um exemplar que cedo descaiu para tábuas e dificultou a tarefa ao cavaleiro. Mesmo assim é de louvar a entrega e raça de Gilberto Filipe que terminou a sua lide com uma sorte arriscado mostrando que vinha para mais mas que o oponente não permitiu que se luzisse tanto quanto gostaria, creio eu.
António Brito Paes… Ora, António Brito Paes, foi bom! Foi diferente! Muito regular, ligado ao público, sem descurar da brega a um oponente que se ‘deixou’. Terminou com um ‘violino’ aplaudido.
Seguiu-se António d’Almeida que cumpriu sem detalhes na ferragem comprida. Nos curtos a lide foi subindo de tom até culminar com dois ‘ferrões’ de levantar a praça. Encurtou distâncias, bateu pronunciadamente ao piton contrário e cravou muito bem! Terminou em grande uma lide aplaudida.
Mas o grande destaque vai para Rouxinol Jr! O jovem cavaleiro prova corrida após corrida que está aqui para ficar e que tem muito para dar à festa. Uma lide cuidada, sóbria, muito ligada e de grande qualidade artística. O Rouxinol cantou mais alto e ainda agora começou a cantoria!
Fechou a tarde Mara Pimenta que cumpriu na colocação da ferragem, fazendo sempre por não se desligar do público. Pecou por descurar dos remates das sortes.
Pelos Amadores do Montijo foram caras Hélio Lopes que efectivou à primeira tentativa, João Paulo Damásio também se fechou à primeira aguentando a viagem sobre o piton, e José Pedro Suíças que concretizou à segunda tentativa.
Pelos do Aposento da Moita, Rúben Serafim concretizou à primeira, Salvador Pinto-Coelho também à primeira tentativa e Martim Oliveira concretizou ao terceiro intento.
Dirigiu a corrida o Sr. Manuel Gama.

Lisa Valadares Silva