João Martins: “Triunfar no Campo Pequeno vai abrir-me portas noutras praças”

João Martins, novilheiro praticante aluno da Escola de Toureio Jose Falcão, de Vila Franca de Xira, está ciente da importância de um triunfo na novilhada popular de amanhã, no Campo Pequeno, para a sua carreira.
“Triunfar no Campo Pequeno vai abrir-me portas noutras praças” diz com convicção este jovem que tem nos matadores de toiros “El Juli” (espanhol) e Vitor Mendes, seu professor na escola de toureio, os seus modelos de inspiração
Não é esta a sua primeira apresentação em Lisboa. “Já me tinha apresentado no Campo Pequeno, em 2013….estive bem mas, e como é natural, hoje em dia, com mais três anos de experiência poderia ainda ter sido melhor. Hoje estou mais experiente, mais confiante”, diz.
João Martins compara a situação de 2013 com a actual: “Três anos depois, logicamente, tenho muito mais condições para agarrar uma oportunidade como a que agora me é dada. É o que me proponho fazer. Vir ao campo Pequeno para triunfar!”
O “diestro” recordou ainda que esta quinta-feira passam 42 anos sobre a morte do patrono da escola, o Matador de Toiros José Falcão, em Barcelona, considerando-o “uma referência institucional e pessoal para todos nós e cujo exemplo está sempre presente em cada um dos alunos desta escola”.

Confiança e esperança são as palavras de ordem para João Martins. Confiança baseada nos êxitos já obtidos esta temporada em Portugal e Espanha e esperança em converter os próximos compromissos, que tem dos dois lados da fronteira, em novos êxitos.