O duelo mais esperado Murteira Grave/Miura.

A empresa Verdadeira Festa tem o prazer e a honra de divulgar oficialmente o cartel de uma das corridas que marcará a temporada de 2017, Alcácer do Sal a 30 se Setembro.

A ganadaria Miura e Murteira Grave dispensam qualquer apresentação tendo lidado os seus toiros nas mais importantes praças de toiros do Mundo, sendo as mesmas referentes do Toiro de Verdade... Venceram todos os prémios de melhor toiro e corrida nas feiras de maior referência em Portugal, Espanha e França mas nesta corrida há várias efemérides e coincidências a assinalar:

O primeiro toiro Miura lidado em Portugal foi em 1979 em Santarém, lidado por João António Romão Moura numa encerrona realizada naquela praça. Pegado pelo grupo de Santarém e quem lhe bateu as palmas na Monumental Celestino Graça foi nada mais e nada menos Joaquim Vasconcellos e Sá Grave hoje em dia ganadero, concorrente deste desfafio ganadero único... 

O primeiro toiro Miura lidado em Évora no primeiro concurso de ganadarias Ibérico foi lidado por Luís Rouxinol que neste ano comemora 35 anos de Alternativa!

Francisco Núncio, bisneto do Califa de Alcácer lidará novamente um Murteira Grave, ganadaria que assinalou a sua passagem de cavaleiro amador a praticante e pela primeira vez um Miura... Cujos antepassados foram grandes e bons amigos, Sendo o seu bisavô o primeiro cavaleiro de alternativa envergando casaca e tricórnio a lidar um toiro da mítica ganadaria em Espanha.

O grupo de forcados Amadores de Santarém tem a sua história ligada a uma das mais importantes se não a mais importante ganadaria Portuguesa, Murteira Grave. Todos os filhos e netos do saudoso Eng Grave foram forcados do grupo de Santarém, tendo um dos filhos sido cabo e actualmente João Grave neto do Ex.mo Eng Joaquim Grave ser o cabo do grupo mais antigo do mundo,102 anos de história... Os Miuras e Santarém também se cruzam... o primeiro toiro da história da temida ganadaria é pegado pelos scalabitanos e a primeira corrida completa do A com asas também é pegada pelos de Santarém no centenário da Palha Blanco. 

O grupo de Montemor também tem a sua história recente ligada a Graves e Miuras. As suas celebres e triunfais encerronas com os toiros de Galeana no Campo Pequeno... e a monumental pega a um toiro de Zahriche efectuada por José Maria Cortes em Évora e aquela da Arruda do Vinhos conseguida de forma brilhante por Francisco Borges. 

Será uma corrida de e para aficionados!