Comunicado ProToiro sobre Praça de Touros da Póvoa de Varzim

Protoiro disponível para apoiar solução para continuação 
de Touradas na Praça da Póvoa de Varzim
Federação de Tauromaquia destaca que com boa-fé e know-how será fácil a manutenção de touradas no projecto de recuperação da praça de toiros.


Depois de durante muito tempo o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, ter anunciado que a remodelação da Praça de Toiros da cidade ia manter todas as suas valências tauromáquicas, causou choque e surpresa entre os Poveiros e os aficionados que este fim-de-semana viesse manifestar a intenção oposta. 

Importa lembrar que a Tauromaquia é um traço centenário da cultura e identidade dos Poveiros, sendo a sua praça um exlibris da cidade e da tauromaquia no norte de Portugal. Além disso, a tauromaquia é uma das marcas distintivas e uma das mais-valias da oferta turística e cultural da cidade e da região, com impacto económico. Basta referir a famosa Corrida TV Norte, que leva o nome da cidade aos quatro cantos do mundo. 

Além disso, a Tauromaquia está classificada como "parte integrante da cultura popular portuguesa" (Decreto-Lei n.o 89/2014) e o Estado, central e local, tem a obrigação constitucional de promover o acesso de todos os cidadãos à cultura (artigo 73º, nº3) e da sua salvaguarda (artigo 78º) sendo o direito à cultura um direito fundamental (artigo 17º). Impedir ou proibir manifestações culturais é uma violação da constituição.
Quanto a aspectos técnicos da recuperação, não existem limitações que impeçam a utilização da praça de toiros para funções multiusos, com a manutenção da tauromaquia. Basta ver os casos da Arena de Évora, Campo Pequeno, Redondo ou Elvas, onde as praças foram recuperadas e acumulam tranquilamente a sua função tauromáquica com as mais diversas actividades desportivas e lúdicas. 
Aliás, seria um enorme contrasenso uma praça de toiros ser reabilitada e não ter a sua principal função disponível, a não ser que exista alguma intenção oculta. 

A Protoiro está completamente disponível para apoiar a resolução deste processo junto da CM da Póvoa de Varzim, indicando especialistas e know-how sobre as soluções técnicas que permitirão facilmente a coexistência das mais variadas funcionalidades com a actividade tauromáquica na praça de touros da Póvoa de Varzim. 

Acreditamos que com boa-fé e know-how esta situação se resolverá com grande facilidade. Para que assim seja já solicitamos uma reunião urgente com o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.