Comunicado Toureiros - Ministério tem de defender Cultura

Comunicado: ANDT - Associação Nacional de Toureiros envia
o seguinte comunicado.

A ANDT defende que o próximo ministro da Cultura tem de assumir as suas funções sem qualquer preconceito.

Discriminação da Tauromaquia

Toureiros exigem quemdefenda a Cultura

Associação Nacional de Toureiros aguarda pela demissão de Graça Fonseca e aponta características essenciais para futuro titular da pasta

A ANDT – Associação Nacional de Toureiros considera uma afronta a todos os portugueses a continuidade de Graça Fonseca no ministério da Cultura, após as afirmações da governante há uma semana no Parlamento. Para Nuno Pardal, presidente da ANDT, “cada dia que passa, com Graça Fonseca em funções, é um atentado à Cultura e à democracia”.

A associação dos Toureiros não aceita que Graça Fonseca se mantenha no Executivo, depois de “ter chamado incivilizados a todos os que gostam de Tauromaquia”.

Nuno Pardal entende que quem assumir o Ministério da Cultura tem de ser “alguém que cumpra com a Constituição e com o dever de defender o que é português, não deixando que preconceitos e inconstitucionalidades ataquem esta forma de arte e cultura”.

A associação espera que “o Governo recue na retirada da isenção do IVA aos artistas tauromáquicos e baixe o IVA também para os espetáculos tauromáquicos”. “É isto que se espera de um Ministério que tutela a tauromaquia, enquanto expressão cultural e parte integrante da Cultura portuguesa. Que defenda os direitos e valores dos profissionais e dos aficionados e não os ataque como Graça Fonseca o fez, ofendendo todos aqueles que vivem e/ou gostam de Tauromaquia”, sublinha.

Para a ANDT, uma coisa é certa: os toureiros não desistirão desta luta e, com coragem e bravura, tudo faremos na defesa desta forma de arte.