sexta-feira, 26 de abril de 2019

No próximo dia 5 de Maio na Centenária Praça de Toiros Palha Blanco recebe uma corrida de toiros – concurso de ganadarias – onde o destaque será a presença de seis das mais emblemáticas ganadarias ibéricas.
Hoje apresentamos os toiros de Saltillo e Dr. António Silva selecionados a preceito pelos seus criados para estarem presentes neste importante acontecimento.
De salientar que o cartel é composto pelos cavaleiros Rui Salvador, Filipe Gonçalves e Duarte Pinto, estando as pegas a cargo dos forcados amadores de Lisboa e Vila Franca de Xira.
De seguida apresentamos os dados históricos das ganadarias mencionadas bem como os dados dois toiros a lidar.


GANADARIA SALTILLO

Nome: Fabiolo
Número: 37
Pelagem: Cárdeno Escuro, Girón, Calzado, Coletero
Nascimento: 24 de Outubro de 2013

Dados Históricos
Antiguidade: 14 de Julho de 1845
Na segunda metade do século XVIII, o Conde de Vistahermosa forma a sua famosa ganadaria, cuja parte principal passa a Don Salvador Varea no ano de 1805 e de este em 1820 a Don Pedro José Picavea de Lesaca. Posteriormente passa a sua esposa e desta a seu filho Don José Picavea de Lesaca.
Em 1845 a ganadaria é adquirida por Don Antonio Rueda de Quintanilla, Marqués de Saltillo, sendo que no ano de 1880 passa a sua esposa Doña Francisca Osborne e desta a seu filho, que detém o mesmo nome de seu pai. Após o falecimento deste, decorria o ano de 1918, a ganadaria é vendida a Don Félix Moreno Ardanuy, passando no ano de 1960 a ser comandada por seu filho Don Félix Moreno de la Cova, que a partir de 1969 a anuncia como “La Vega”.
Desde 1978 passa a denominar-se “Saltillo”, sendo que os filhos de Don Félix Monreno de la Cova – Félix e Enrique Moreno de la Cova Mestre -, a parti do ano de 2000 a agregam à sociedade ganadera Saltillo SL.
Esta ganadaria é a base de grandes e famosas ganadarias de Espanha, como Marqués de Albaserrada (Victorinos), Santa Coloma (Buendía), assim como do México, como “Piedras Negras” e “San Mateo”.
No ano de 2013 D. José Joaquín Moreno de Silva compra o ferro e la ganadaria anunciando-a como 'Saltillo'.

Fonte: www.torosbravos.es – Site da Unión de Criados de Toros de Lidia


GANADARIA DR ANTÓNIO SILVA

Nome: Baixa Mar
Número: 52
Pelagem: Preto
Nascimento: 26 de Setembro de 2014

Dados Históricos
Antiguidade: 25 de Junho de 1944
Fundada pelo Dr. António Silva na década de trinta, através da aquisição de vacas e sementais Pinto Barreiros, viu o seu efetivo aumentado após a morte do seu titular decorria o ano de 1994, com vacas e sementais de La Cardenilla, provenientes de Juan Domecq e Conde La Corte, com o qual se mantem até aos dias de hoje.
Fonte: Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide