Câmara Municipal de Alcochete e Aposento do Barrete Verde celebram protocolo para a inventariação das Festas do Barrete Verde e das Salinas como Património Cultural Imaterial. - Carregar a sorte E

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Câmara Municipal de Alcochete e Aposento do Barrete Verde celebram protocolo para a inventariação das Festas do Barrete Verde e das Salinas como Património Cultural Imaterial.

A Câmara Municipal de Alcochete celebra na próxima sexta-feira, 24 de maio, o protocolo de colaboração com o Aposento do Barrete Verde, no âmbito da candidatura das Festas do Barrete Verde e das Salinas a Património Cultural Imaterial.
O acordo de colaboração vai ser assinado no salão nobre do Aposento do Barrete Verde, às 18h30.

Enquanto elemento identitário de Alcochete e das suas gentes, as Festas do Barrete Verde e das Salinas, contribuem para o engrandecimento cultural, social e económico da região e do país. Reconhecendo esta realidade, a Câmara Municipal de Alcochete desencadeou o processo de criação de uma parceria com o Aposento do Barrete Verde, entidade que organiza as Festas, no sentido da sua proteção, valorização e promoção enquanto Património Cultural Imaterial.

O protocolo tem subjacente a preservação e divulgação de um património cultural e identitário, que se revela anualmente durante as Festas e que constitui um meio de reconhecimento e valorização da comunidade local.

Se por um lado o Aposento do Barrete Verde é uma associação sem fins lucrativos, fundado em 20 de agosto de 1944, que tem por missão a promoção cultural, educativa e recreativa dos seus sócios, nomeadamente, fomentar o gosto pela festa brava e a realização das Festas, por outro lado, o Município de Alcochete tem atribuições em matéria de cultura e de promoção e salvaguarda dos interesses próprios da população.

O protocolo tem por objeto estabelecer os princípios e as regras gerais de colaboração pelos quais as partes se vão reger, no âmbito do processo de registo e inventariação das Festas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, assim como reforçar a cooperação institucional entre as duas entidades, assente no empenho mútuo na divulgação da valorização patrimonial das Festas.

Comments
Notification
This is just an example, you can fill it later with your own note.
Done