Câmara Municipal de Alcochete e Aposento do Barrete Verde celebram protocolo para a inventariação das Festas do Barrete Verde e das Salinas como Património Cultural Imaterial.

A Câmara Municipal de Alcochete celebra na próxima sexta-feira, 24 de maio, o protocolo de colaboração com o Aposento do Barrete Verde, no âmbito da candidatura das Festas do Barrete Verde e das Salinas a Património Cultural Imaterial.
O acordo de colaboração vai ser assinado no salão nobre do Aposento do Barrete Verde, às 18h30.

Enquanto elemento identitário de Alcochete e das suas gentes, as Festas do Barrete Verde e das Salinas, contribuem para o engrandecimento cultural, social e económico da região e do país. Reconhecendo esta realidade, a Câmara Municipal de Alcochete desencadeou o processo de criação de uma parceria com o Aposento do Barrete Verde, entidade que organiza as Festas, no sentido da sua proteção, valorização e promoção enquanto Património Cultural Imaterial.

O protocolo tem subjacente a preservação e divulgação de um património cultural e identitário, que se revela anualmente durante as Festas e que constitui um meio de reconhecimento e valorização da comunidade local.

Se por um lado o Aposento do Barrete Verde é uma associação sem fins lucrativos, fundado em 20 de agosto de 1944, que tem por missão a promoção cultural, educativa e recreativa dos seus sócios, nomeadamente, fomentar o gosto pela festa brava e a realização das Festas, por outro lado, o Município de Alcochete tem atribuições em matéria de cultura e de promoção e salvaguarda dos interesses próprios da população.

O protocolo tem por objeto estabelecer os princípios e as regras gerais de colaboração pelos quais as partes se vão reger, no âmbito do processo de registo e inventariação das Festas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, assim como reforçar a cooperação institucional entre as duas entidades, assente no empenho mútuo na divulgação da valorização patrimonial das Festas.