A última de 2019 da Temporada em Lisboa.

Como vem sendo tradicional, o Abono do Campo Pequeno encerra com a Corrida de Gala à Antiga Portuguesa a qual terá lugar a 10 de Outubro, na Monumental de Lisboa, a “Catedral Mundial do Toureio a cavalo”.
Para esta ocasião especial estarão em praça os cavaleiros António Ribeiro TellesRui FernandesJoão Moura CaetanoAna RitaLuís Rouxinol Jr. e António Prates ( que confirma a Alternativa), bem como os grupos de Forcados Amadores de Montemor e do Aposento da Chamusca. Serão lidados seis imponentes toiros de António Raul Brito Paes.

Nesta corrida, as cortesias são também um espectáculo, pois assiste-se a um cortejo histórico evocativo das Touradas Reais do século XVIII.
Com a praça adornada, desfilarão pela arena o Neto, os Pajens do Neto, os Pajens dos Cavaleiros, os Charameleiros, o Timbaleiro, os Porta-Estandartes e Alabardeiros, os coches com a respectiva tripulação (Cocheiros, sotas e Moços de Tábua), que transportarão os cavaleiros actuantes e a mula das farpas, conduzida pelos Moços de Forcado.