Exposição sobre Nuno Salvação Barreto, de 25 a 27 de Setembro, no Campo Pequeno.

De 25 a 27 de Setembro, estará patente ao público no átrio principal da Praça de Toiros do Campo Pequeno, uma exposição evocativa de Nuno Salvação Barreto, cabo fundador do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa, que este ano comemora as “Bodas de Diamante”.
A exposição contém peças do espólio de Nuno Salvação Barreto, cedidas por sua filha, Patrícia Salvação Barreto, figurando entre elas objectos e documentos de grande significado para a história pessoal do cabo fundador e do próprio Grupo, bem como para a história do forcado e da pega enquanto sorte do toureio.
Nuno Salvação Barreto (1929-1996) fundou o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa com apenas 15 anos de idade. A estreia do Grupo deu-se numa corrida em Cascais, a 14 de Agosto de 1944. Chefiou o Grupo até 1992. De então para cá foram cabos José Luis Gomes (1992-2010) e Pedro Maria Gomes (2010 até à actualidade).
Das várias distinções e condecorações que o grupo possui, a nível individual (cabos) e colectivo, destacam-se a Medalha de Mérito Cultural concedida pelo Ministério da Cultura, em Julho de 1991, a Nuno Salvação Barreto e as Medalhas de Ouro e de Mérito Municipal da cidade de Lisboa (Grau Ouro), atribuídas pelos Presidentes João Soares e António Costa, respectivamente, ao então cabo, José Luis Gomes. Na actualidade, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa é comandando por Pedro Maria Gomes.