O dia 24 de maio será o primeiro dia do resto da vida de Juanito.
A nova coqueluche do toureio a pé português que atuará em Las Ventas, Madrid, vinte e seis anos depois da última vez em que Portugal ali teve um toureiro a pé, estará lado a lado com Daniel Luque e José Garrido, sendo lidados toiros da ganadaria Valdefresno.
Mas entre muitas corridas já contratadas, a mais breve das quais já no próximo sábado, em Higuera la Real, emerge agora a espetacular confirmação da sua presença em Bayonne, País Basco francês, na corrida de 3 de setembro, que integra a Feira do Atlântico.
Nessa corrida, muito carismática por reunir toureiros em representação de vários países, Juanito lidará ao lado dos espanhóis Morenito de Aranda, Daniel Crespo e Ángel Téllez, do colombiano Sebastián Ritter e do francês Dorian Canton. Serão lidados toiros de Pedraza de Yeltes.
Ainda à beira dos 23 anos, João Silva Juanito preenche um lugar há muito vazio na tauromaquia nacional. Mas o seu talento, a sua valentia e a sua ambição sempre permitiram acreditar numa caminhada iniciada em Monforte e que desde há dez anos está sediada em Badajoz.
Juanito foi o grande triunfador da temporada transata em Portugal e em Espanha evidenciou tantos e raros dotes que tudo aponta para que em 2022 venha a ser um dos nomes mais sonhados.