Praça de Touros mais antiga do país recebe três espetáculos com nomes consagrados da tauromaquia nacional

Abiul prepara-se para acolher, em agosto, mais uma edição da Feira Taurina das Centenárias Festas do Bodo, um dos eventos taurinos mais antigos e emblemáticos de Portugal. A tradicional Praça de Touros de Abiul, conhecida por ser a mais antiga do país, recebe este ano três corridas de toiros nos dias 2, 3 e 14 de agosto, com um cartaz de elevado nível que junta consagrados cavaleiros, grupos de forcados prestigiados e ganadarias de renome.

O primeiro espetáculo realiza-se no sábado, 2 de agosto, às 22h00, e conta com as atuações dos cavaleiros Filipe Gonçalves, Marcos Moura e Rouxinol Jr. Em praça estarão seis toiros da ganadaria Jorge de Carvalho. A pega estará a cargo dos Grupos de Forcados Amadores da Moita, de Coimbra e do Cartaxo. A banda responsável pelo acompanhamento musical será a Sociedade Artística Musical dos Pousos.

No domingo, 3 de agosto, às 18h00, a corrida apresenta um formato misto. O cavaleiro Rui Fernandes e o praticante Duarte Fernandes juntam-se ao matador Diogo Peseiro e ao novilheiro Tomás Bastos. Serão lidados sete toiros da ganadaria Varela Crujo. Os forcados em praça serão os Académicos de Coimbra, com música da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

A última corrida da feira acontece na quarta-feira, 14 de agosto, às 22h00, com a presença dos cavaleiros Luís Rouxinol, Francisco Palha e João Moura Jr. A ganadaria Canas Vigouroux será a protagonista da noite, com seis toiros a serem pegados pelos Amadores de Portalegre, da Chamusca e do Aposento da Chamusca. A música será interpretada pela Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília.

A organização reforça o convite a todos os aficionados e interessados, recomendando a reserva antecipada de bilhetes através do contacto 965 066 682.

As Festas do Bodo e a sua Feira Taurina continuam, ano após ano, a afirmar-se como um marco cultural e popular da região centro, reunindo tradição, emoção e património numa celebração que une gerações.